2018: O ano da Honra

“Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém”. (1 Timóteo 1:17)

“A honra é um dos maiores propósitos de Deus para as nossas vidas, pois mesmo diante de tanto sofrimento, tanta vergonha, tanta escassez e miséria, vejo que o clamor do povo de Deus tem chegado aos céus, e isso tem movido o coração de Deus em favor do seu povo. Creio que chegou a hora de sermos honrados, baseado em Joel capítulo 2, onde ele disse: “restituir-vos-ei os anos consumidos”. Prepare-se, pois 2018 será o ano da nossa honra”.

Pastor João Queiroz

(Presidente da Igreja Batista Renascer)

“A honra é a base para todo relacionamento. Eu não posso dizer que honro a Deus sem honrar o meu relacionamento com o próximo. A forma que eu tenho de expressar o amor de Deus por mim é servindo o meu próximo, honrando a Palavra de Deus em todo o tempo”.

Pastor Eudes Ferreira

(Vice-presidente da Igreja Batista Renascer)

Honra é um princípio de comportamento do ser humano que age baseado em valores bondosos, como a honestidade, dignidade, valentia e outras características que são consideradas socialmente virtuosas.

A palavra grega para honra é time (pronuncia-se “tee-mee”), que significa valioso, precioso, de peso, assim como ouro. Pode-se também definir como apreciação, estima, olhar favorável, respeito. Já o antônimo de honra é a desonra, que designa-se como aquele que não demostra respeito ou valor, indigno e pode ser considerado como um abuso ou insulto.

A honra pode ser demonstrada com uma atitude, uma palavra e até mesmo um pensamento, mas a verdadeira honra vem do Senhor. Veja o que profeta Isaías descreve:

“Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído”.

(Isaías 29:13)

Segundo o autor John Bevere, a honra é a chave essencial para recebermos de Deus, e é exatamente por esse motivo que o inimigo de nossas almas simplesmente eliminou o poder da honra em nossa sociedade atual.

Então, pode-se afirmar que aqueles que honram a Deus serão honrados A honra traz consigo grandes recompensas, pois ela tem o poder de aprimorar grandemente a sua vida.

A escritora Lisa Bevere afirma que: “Ficar com menos agora não significa ter menos no futuro. Atos de honra nunca se perdem no caminho”.

Portanto, devemos valorizar, respeitar, estimar e reverenciar o Senhor acima de tudo e de todos. Nós desonramos a Deus quando valorizamos pessoas ou coisas acima d’Ele. Saiba que Deus é o Grande Rei, nosso Pai, digno de receber toda honra e glória. Isso não significa que devemos desmerecer as autoridades ou as pessoas que estão a nossa volta, muito pelo contrário, reflita que o respeito pelo próximo agrada sempre o coração do Senhor.

A Revista Renascer deseja a todos os leitores um ano cheio do amor de Deus, que a honra a Ele seja abundante em seu coração, e que o Senhor derrame sobre a sua vida a genuína honra por todos que estão a sua volta.

Feliz 2018!

Marina Oliveira Lopes Coelho

Graduada em Letras/Português, pós-graduada em Docência de Língua Portuguesa, professora universitária na área de Linguagem e Comunicação, redatora, revisora e responsável pela Editora Renascer.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x