crescimento
Palavras Pastorais

A importância de estarmos crescendo

“Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, agora e para sempre! Amém”. (2 Pedro 3:18)

De acordo com o dicionário da Língua Portuguesa, a palavra “crescer”, significa “aumentar em tamanho, estatura“ – as crianças crescem rapidamente -, “aumentar em intensidade, duração“ – crescem as vozes dos aflitos -, “aumentar em volume, quantidade“ – o rio cresceu depois das chuvas.

Jesus aqui na Terra, cresceu em estatura, mas também cresceu em conhecimento, Graça e sabedoria diante dos homens, e isso é tudo o que precisamos.

“E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens”. (Lucas 2:52)

Nessa edição, quero refletir com os leitores da Revista Renascer sobre a importância de estarmos crescendo. No que tange ao físico e ao corpo, há uma limitação no crescimento, mas no que se refere ao crescimento cognitivo, é necessário continuar avançando. Crescimento e conhecimento nunca é demais, pois nos tornam pessoas melhores.

Ao logo da minha vida, aprendi que o crescimento não é automático, ou seja, ele não acontece sem nenhum estímulo. Crescer demanda tempo, esforço físico e mental e força de vontade, e infelizmente muitos não querem melhorar, preferem o comodismo.

 

Interessante destacar que as coisas só acontecem na vida de quem está realmente preparado e busca sempre o melhor. Muitos colocam a culpa da falta de crescimento nos pais, na falta de oportunidade e na falta de tempo, mas o fato é que o sol nasce para todos e temos sempre várias oportunidades de crescer e mudar, basta querer. É claro que cada um tem o seu tempo certo de crescer, alguns aos 18 anos, já estão maduros, outros demoram a entender e a achar o seu caminho, mas ninguém está fora do tempo. Veja o que Bíblia diz sobre estarmos crescendo:

“E ele mesmo (Jesus Cristo) deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.” (Efésios 4:11-16).

O desejo do Senhor é que nós cresçamos, pois Ele deseja nos aperfeiçoar dia-a-dia, até que todos cheguemos a uma só fé e para que o nosso caráter seja perfeito como é o caráter de Cristo. Jesus esteve sujeito às mesmas tentações que nós e cumpriu completamente à vontade do Pai, e é esse caráter que o Pai deseja que nós tenhamos. Precisamos crescer em Deus, ser alguém no Senhor, mas também necessitamos crescer em alma, vencer as dificuldades, os traumas e os desafios que a vida nos impõe.

Infelizmente o que vemos nos dias de hoje são pessoas despreparadas e que não conseguem enfrentar os problemas da vida, por vários motivos. Quero destacar abaixo, alguns pontos que pode te ajudar a crescer e a prosperar em várias situações de sua vida. Veja:

  • Melhorar as relações interpessoais: precisamos ser cuidadosos com as pessoas ao nosso redor. Muitos já perderam grandes oportunidades de emprego ou de serem promovidos por não saberem se relacionar com as pessoas. Portanto, seja cordial e amigo do seu próximo e aprenda a valorizar pessoas.

“O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial. Não deixes o teu amigo, nem o amigo de teu pai; nem entres na casa de teu irmão no dia da tua adversidade; melhor é o vizinho perto do que o irmão longe”. (Provérbios 27:9-10)

  • Aprender a ouvir: tem pessoas que sabem de tudo, e não conseguem ouvir as pessoas. Quem ouve as pessoas evita dores de cabeça, por isso devemos escutar mais e falar menos. Quando ouvimos mais com a intenção de compreender os outros do que com a de retrucar, começamos a construir a verdadeira comunicação e o verdadeiro relacionamento.

“Eu asseguro: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida. Eu afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem viverão”. (João 5:24-25)

  • Aprender a discernir os diferentes momentos da vida: discernimento é algo que podemos esperar à medida que nos aproximamos de Deus. Ele permite que penetremos na superfície de algo e percebamos suas áreas profundas. Se tivermos uma mente e um coração cheios de discernimento, evitaremos muitos problemas. Cada dia é diferente um do outro. Entender porque certas coisa acontecem em nossa vida nos faz crescer. Observe os detalhes ao seu redor e tome atitudes que façam a diferença. Eu o encorajo a orar por discernimento regularmente.

“Se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto; se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la com quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o Senhor e achará o conhecimento de Deus”. (Provérbios 2.3-5)

  • Aprender a resolver problemas: Davi é um grande exemplo disso, ele resolveu um grande problema e derrotou Golias. A partir daquele momento, ele ficou conhecido por se colocar à disposição e resolver problem O que vemos hoje são pessoas correndo dos problemas, sem uma estrutura emocional. Entenda que os problemas nos promovem e nos fazem crescer. O primeiro passo para solucionar os problemas é pedir a ajuda de Deus.Quando você confia no Senhor, Ele mostra o caminho.

Eu desafio você a crescer e a ser melhor em tudo aquilo que Deus te colocar. Tudo aquilo que é feito, é digno de ser bem feito! Não cruze os braços diante dos desafios, pois essa geração precisa de nós!

Deus te abençoe e te faça crescer em Cristo Jesus!

A importância de estarmos crescendo

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo