mulher
Ser Mulher

A mulher do fluxo de sangue

Para essa edição da Revista Renascer, gostaria de levar as irmãs em Cristo a refletir no texto bíblico no livro de Marcos, capítulo 5, a partir do verso 25, que nos mostra um belo exemplo de fé e determinação. Ele nos conta a história de uma mulher que padecia de uma hemorragia, doença que a castigava por doze longos e difíceis anos, mas mesmo assim, ela ainda tinha esperança de ser curada.

A mulher do fluxo de sangue era forte, apesar das circunstâncias. Naquela época, quando a mulher estava nos dias de “sua regra”, era considerada impura e, portanto, não poderia ser tocada. Essa mulher já estava há muitos anos sofrendo com todas as percas que essa doença lhe trouxera. Desprezada, intocada e isolada, ela já tinha gastado todos os seus bens (verso 26) em busca de cura e alívio para o seu sofrimento, mas a sua situação só piorava a cada ano que se passava.

“E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior”. (Marcos 5:26)

Imagine viver doente sem nem poder receber um toque para aliviar pelo menos a dor da sua alma? Com certeza ela estava sofrendo algo inimaginável para nós. Quantas vezes tentamos desistir, por estarmos enfrentando uma situação tão difícil e complexa para nós? No entanto, devemos permanecer com a nossa fé firme, pois o nosso socorro pode estar a um toque de ser alcançado. A persistência da mulher do fluxo de sangue é exemplo a ser seguido.

Nos versos a seguir (27 e 28), vemos essa mulher colocar toda a sua fé e esperança em ação. Com certeza ela já tinha ouvido falar de Jesus, pois a sua fama já havia corrido todo aquele lugar. Aquela mulher creu que de fato Jesus poderia curá-la. Ela desafiou as normas da sociedade em busca de tocar naquele que seria o seu último recurso. Sua fé fez com que ela fosse atrás do impossível e, de repente, ela estava totalmente curada.

“Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste.
Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.
E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal”.
(Marcos 5:27-29)

Isso nos ensina que mesmo que tudo ao nosso redor diga que não, a última palavra a nosso respeito vem de Deus, ou neste caso, o último toque. Nesse estudo, vemos também o nosso Jesus, como aquele que conhece totalmente as nossas necessidades, até aquelas que não sabemos ainda. Interessante destacar que Ele pergunta quem o tocou (verso 31), como se precisasse perguntar para saber. Jesus queria ouvir aquela mulher, queria colocá-la em evidência e introduzi-la novamente na sociedade, para que a vida dela fosse totalmente reestabelecida.

“Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal” (Marcos 5:33-34).

Essa passagem bíblica nos ensina algo de extrema importância para que possamos enfrentar os dias maus: a fé e a esperança são essenciais para continuarmos nossa caminhada diária. Não importa qual a nossa necessidade ou quanto tempo estamos em sofrimento, pois quando tocamos com fé em nosso Senhor, é liberado um poder do sobrenatural, capaz de mudar totalmente o curso de nossa história.

Creia mulher, pois assim como aconteceu com a mulher do fluxo de sangue, o seu milagre também chegará!

*Leia também a nova Coluna: Homens de honra, esse mês com o tema: “Exercício ministerial e vida familiar” – com o pastor Eurípedes Mendes Filho.

A mulher do fluxo de sangue

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo