adolescência
RAD

Adolescência: tempo de formação do caráter

“Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós” (Gálatas 4:19)

A adolescência é, com certeza, a fase da vida em que se tem mais dúvidas e incertezas. Não raras vezes, nos deparamos com adolescentes altamente confusos e em busca de respostas, que, para nós, parecem tão simples e óbvias, mas para eles são assustadoras e complexas. A criança não tem muito com o que se preocupar a não ser brincar, comer e dormir. Já o jovem, o adulto e o velho, apesar de também terem suas dificuldades, já possuem pensamentos e atitudes mais resolutas, que foram adquiridas pelas experiências vivenciadas.

Pensando nisso, cabe a nós entendermos que essa situação recorrente com praticamente todos os adolescentes não é um problema, mas uma oportunidade. Oportunidade de nos apresentarmos a eles com respostas consistentes e bem fundamentadas na Palavra de Deus.

Muito se diz por aí que o adolescente não pode ouvir pregações consistentes, porque ainda é muito jovem. Mas na verdade, é totalmente o contrário que deve acontecer. A adolescência é o momento mais propício e indicado para ensinarmos verdades profundas e consistentes da Palavra de Deus.

Na adolescência temos a oportunidade de moldar o caráter da pessoa. As suas dúvidas são para nós uma argila maleável que será moldada de acordo com o que se apresenta a eles com convicção. Ao chegar na juventude, seu caráter já estará praticamente todo formado. Diante disso, torna-se muito mais difícil começar a inserir ensinamentos e doutrinas que o transforme.

Entendo perfeitamente que para Cristo, não há impossíveis e, independentemente da idade, Ele pode moldar o caráter de qualquer pessoa, a qualquer tempo. No entanto, esse processo se torna mais doloroso com o passar do tempo. Quanto mais velho, mais difícil de se ensinar.

No Evangelho de Lucas 2:41-52, vemos Jesus, aos 12 anos, idade que em nossa cultura inicia-se a adolescência, “assentado no meio dos mestres, ouvindo-os e fazendo-os perguntas. Todos os que o ouviam admiravam-se da sua inteligência e respostas.” Temos aqui a prova cabal de que apesar de ser um adolescente, Jesus, que era 100% homem, já demonstrava um profundo conhecimento das Escrituras, o que interferia diretamente e eficazmente em seu caráter. Jesus, apesar de muito jovem, foi ensinado, desde muito cedo, nas verdades mais profundas e complexas das Escrituras sagradas, ao ponto dos mestres daquela época, se admirarem da sua inteligência e conhecimento.

Portanto, sendo imitadores de Cristo, o nosso papel é moldarmos o caráter dos nossos adolescentes com palavras consistentes e profundas, como se falássemos aos mais doutos ouvintes, para que através disso, possamos formar o caráter de Cristo em cada um deles.

Adolescência: tempo de formação do caráter

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo