princípios
Palavras Pastorais

Alguns princípios que podem mudar a sua vida

Paulo Rogê

O ano de 2018 se inicia e com ele nascem muitas expectativas. Nosso pedido a Deus é que Ele nos permita ter uma virada em nossa vida. Os sonhos e os projetos que são adiados ou frustrados são passíveis de mudança. Precisamos crer que o Deus que servimos é maior que as circunstâncias. Embora os desafios sejam inevitáveis em nosso dia-a-dia, não significa que eles definem a sua existência.

A Bíblia nos traz alguns exemplos de homens que mudaram de vida, baseando-se em alguns princípios, como descreverei através do exemplo de Davi. Veja abaixo alguns desses princípios que te ajudarão a refletir e a mudar a sua vida em 2018:

Tenha Atitude: ter atitude significa correr atrás daquilo que você acredita ser o melhor para a sua vida. Se você realmente deseja alcançar o sucesso em sua vida, deve mostrar isso de forma prática e constante através de atitudes. Seria impossível estimar o número de empregos perdidos, promoções não obtidas, vendas não realizadas e casamentos destruídos por causa das atitudes medíocres de algumas pessoas. Pessoas que tiveram a atitude de se acovardar não conseguiram essa mudança. Em 1 Samuel 17:46 vemos Davi falando com o gigante filisteu: “Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel”. Davi era um garoto, de aproximadamente 1,75 m enfrentando um gigante de quase 3 metros de altura. Grandes soldados e homens de guerra estavam ali, mas ninguém teve a atitude que Davi teve. Davi não tinha idade para ser um soldado, mas vendo que o gigante estava a 40 dias desafiando o exército de Israel, ele teve a atitude de chegar diante do rei e se dispor a enfrentá-lo.

Faça a diferença: fazer a diferença é sair do lugar comum, é dar o seu melhor.  Com certeza há algo de errado quando não queremos fazer a diferença. A desmotivação, a impotência, a postura do “tanto faz” e o sentimento de ser sempre a vítima, não muda em nada a nossa vida, muito pelo contrário.  Por isso, resolva os problemas que ninguém quer resolver. Hoje muitos estão “terceirizando” os seus problemas, inclusive dentro do próprio lar, mas precisamos aprender a mudar isso. Quando os Israelitas viram o gigante, eles fugiram de medo, mas Davi foi em cima do problema e fez a diferença. “E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu”. (1 Samuel 17:32). Precisamos analisar onde queremos chegar. Tudo o que fazemos aumenta ou diminui o nosso valor. Não podemos fugir dos problemas, devemos enfrentá-los e fazer a diferença.

Seja bom e humilde em tudo o que você faz: se você faz bem algo, e é humilde no que você faz, com certeza alguém dará boas referências a seu respeito, mas se você faz tudo de qualquer jeito, muitos vão falar mal de você. Não seja desmazelado com as coisas que precisa realizar em seu dia-a-dia, dê o seu melhor e aprenda a cumprir as suas tarefas com dedicação e esmero, pois assim você terá uma virada em sua vida. Vemos também em Samuel 16:17 que Davi era uma referência no que fazia: “Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo. Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que vi um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar, e é homem valoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de bela aparência; o Senhor é com ele”.

Tudo que fizer, faça com entusiasmo: o entusiasmo é utilizado para descrever o prazer maior em fazer alguma coisa, é o gosto forte para algo. Pode ainda ser definido como alguma atividade realizada com paixão e dedicação, mantendo sempre o espírito ativo e alegre. Portanto, elimine a preguiça de sua vida, pois ela não lhe trará nenhuma mudança de vida. Em Eclesiastes 9:10, vemos o conselho das escrituras quanto a esse assunto: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”.

Saiba a importância da honra e da integridade: a sua vida deve ser pautada, em todos os aspectos, na honra e na integridade. Seja correto em tudo o que fizer, pois assim colherá bons frutos em sua vida. Em 2 Samuel, capítulo 9, vemos a ação de Davi em devolver a Mefibosete tudo o que era de seu avô. Isso mostra a beleza da honra, do caráter e da integridade de Davi. Thomas Brooks diz que: “conhecemos os metais pelo som que produzem e os homens por aquilo que falam”. Portanto, seja cuidadoso e íntegro em tudo o que falar e fizer.

Sendo assim, para viver uma verdadeira virada em sua vida no ano de 2018, tenha atitudes, faça a diferença, seja bom e humilde no que fizer, realize todas as suas tarefas sempre com entusiasmo e preserve a sua honra e integridade. Dessa forma você testemunhará um ano cheio de mudanças e realizações em sua vida.

Feliz 2018! Que Deus te abençoe!

Alguns princípios que podem mudar a sua vida

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo