matando
Palavras Pastorais

Coisas mortas que estão nos matando

“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.
Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus”.
(Colossenses 3:1-3)

Quantas vezes procuramos em nossas vidas aquilo que nos satisfaz e nos completa? Muitas vezes nos prendemos às questões terrenas de tal forma, que nos esquecemos do Senhor, Criador de todas as coisas. Vemos pessoas procurando, de um lado pro outro, alguma coisa que possa preencher o vazio de suas vidas. Elas buscam por algo que nem sabem o que é, e não se dão conta de que precisam somente de Deus.

Se recebemos Cristo, então morremos para o mundo e para as coisas que aqui estão. Nossa vida agora está n’Ele. Por isso, somente quando nosso pensamento estiver conectado a Ele, é que poderemos matar aquilo que alimenta nossa natureza humana, pois com o Senhor poderemos alcançar a plenitude de uma vida abundante.

Eu te pergunto: o que está te matando? Saiba que Deus nunca faz milagres através do que você perdeu, mas do que sobrou. Por isso, as pessoas que valorizam o que sobrou estão sempre olhando para frente, mas as pessoas que dão mais valor ao que perderam estão sempre olhando para trás, como vemos na atitude de Davi em 2 Samuel – Capítulo 12.

Vamos analisar algumas coisas mortas que podem nos matar:

  • O orgulho – O orgulho, em algumas situações, pode ser considerado como um sentimento de dignidade, de autoconfiança pessoal, brio, altivez, principalmente quando é vivido em um grau de satisfação e felicidade por algo conquistado. Mas, o orgulho é considerado pecaminoso pela Bíblia, ou melhor, pelo próprio Deus. Traduz o conceito elevado de si próprio; o amor próprio em demasia que leva à soberba, isto é, um orgulho exagerado; também considerado como arrogância, insolência e brutalidade. Deus permitiu que Satanás tentasse Davi, após ter realizado muitos feitos e obtido grandes vitórias (2 Samuel 24.1). Davi caiu no laço do engano e pensou que fazendo o censo de toda a nação, Deus aprovaria a sua atitude. É bom observarmos que foi depois de grandes vitórias e realizações de Davi que o diabo conseguiu essa brecha na vida do rei.
  • A traição –  A traição é baseada na mentira. É um dos piores, senão o pior golpe que alguém pode receber de um amigo ou de uma pessoa que considera ou que ama. Traição pode ser entendido como deslealdade, desapontamento da expectativa de alguém: é desvendar os segredos de outrem, entregar um amigo aos seus inimigos; é também decepcionar um amigo além de ser contada como engano, infidelidade, perfídia e desonestidade. Essa foi a atitude de Judas para com Jesus, e o seu fim foi o suicídio.
  • Passado mal resolvido – Muitas pessoas contemplam o seu passado com pequenas lembranças destrutivas e que geram dor. Existem homens e mulheres, por exemplo, que, embora casados, ainda tem alguma lembrança de alguém lá atrás. Isso irá descontruir o seu futuro e, certamente, sua história terá um final desastroso. As pessoas que possuem feridas na alma, ou que não se libertam de seu passado, podem comprometer a sua projeção para o futuro, arruinando com os seus dias vindouros.

Não perca as oportunidades boas da vida. O diabo tenta, em todo tempo, te envolver com coisas mortas e rouba a sua atenção com aquilo que já passou e com ações destrutivas no presente.

Entenda que se algo aconteceu ou está acontecendo em sua vida, é porque Deus está no controle. Por isso, viva a sua vida hoje da melhor forma possível, projete o seu futuro em coisas que te faz crescer e coloque de lado tudo aquilo que pode lhe causar medo, ressentimento e morte. Confie no Senhor, pois Ele sempre tem o melhor para a nosso vida.

Devemos ser como verdadeiras ovelhas de Jesus, rejeitando, decisivamente, todo tipo de impurezas, imundices, imoralidades e indecências desse mundo. É preciso que haja uma diferença no estilo de vida do cristão, através de pequenas atitudes e ações cotidianas.

Que nossa oração diária seja para matar a nossa carne, para viver com Cristo e para Cristo.

“Quem permanece na justiça viverá, mas quem sai em busca do mal corre para a morte”. (Provérbios 11:19)

Coisas mortas que estão nos matando

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo