Bem Estar

Como aliviar o estresse mental?

É bem provável que em algum momento da sua vida você percebeu ou conviveu com alguém que estava com um nível alto de estresse, não é mesmo? O estresse se tornou presente em grande parte da população, e diante de uma rotina cheia de responsabilidades e inseguranças, passou a ser conhecido como a “Doença do Século XXI”.

O estresse mental é o conjunto de todas as influências externas exercidas sobre a pessoa, ao ponto de prejudicá-la mentalmente. É uma reação do organismo frente a eventos ou situações que necessitam de uma adaptação, e tais reações podem prejudicar a saúde física e mental.

As causas do estresse podem variar de acordo com cada pessoa e em cada fase da vida. O desconforto no ambiente profissional, escolar e familiar pode levar a pessoa a sofrer com os sintomas que podem variar entre dores de cabeça, dores no estômago, baixa imunidade, perda de libido, dificuldades de memória, ansiedade ou pensamento acelerado, irritabilidade e em casos mais graves, depressão.

Mas, como aliviar o estresse mental? Apesar do estresse fazer parte de nossa vida, é preciso trabalhar com ações diárias para permitir que ele não provoque danos tão intensos. Para isso, é necessário reduzir as fontes geradoras de estresse e dedicar um pouco mais de tempo para si mesmo, talvez desenvolvendo alguma atividade física, ou quem sabe um hobby. Outra orientação é tentar ficar longe dos problemas físicos e psicológicos, para assim poder se restabelecer e recuperar o próprio equilíbrio. São dicas valiosas, porém, se os sintomas persistirem, é importante que o paciente tenha um acompanhamento de um profissional competente que possa ajudá-lo a se reequilibrar e voltar à vida.

A Psicoterapia é um tipo de terapia cuja finalidade é tratar os problemas psicológicos, tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento, entre outros problemas de saúde mental. Esse tratamento tem a função de auxiliar a identificar, diferenciar e dar significado aos sintomas do estresse.

Atividades físicas, a atenção com a qualidade da alimentação, a prática diária de oração e a leitura da Palavra são aliados para a restruturação integral biopsicossocial da pessoa que sofre com o estresse.

Portanto, cuide de sua saúde física e emocional, pois dessa forma com certeza você terá uma vida com maior bem estar e melhora considerável em sua qualidade de vida!

“Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista”.

(Provérbios 3:21).

Como aliviar o estresse mental?

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo