felicidade
Bem Estar

Como encontrar a felicidade?

Ah, a felicidade! Quem não a quer? Na visão de filósofos, buscá-la incessantemente tem se tornado uma epidemia mundial. E como definir a felicidade? Para uns ela está em um casamento, na aquisição de uma casa nova, na estabilidade financeira e profissional obtida pela aprovação em um concurso ou até em comer sozinho uma barra enorme de chocolate. Não importa como a felicidade é definida, ela é parcialmente emocional, e por isso está ligada à máxima de que cada indivíduo tem um ponto de regulação, como um termostato, definido pela bagagem genética e a personalidade de cada um. Assim, a felicidade é um estado mental e, como tal, pode ser intencional e estratégico. Faz-se necessário também entender alguns equívocos referentes a felicidade: ela não é algo que se compra; não dura para sempre; pode ser repartida com outros e não é obrigatoriamente algo palpável. Diante desse ponto de vista, elencamos aqui possíveis passos para a busca da felicidade:

  • Conheça-se: o autoconhecimento produz vida, nos apresentando a nós mesmos. Não há nada melhor que saber o que te faz feliz, pois dessa forma você vai onde precisa, tornando-se independente.
  • Aproveite o hoje: o amanhã é incerto e o ontem já passou. O que temos? O hoje. É nele que estão todas as oportunidades para plantar o que se espera colher no amanhã. Não deixe pra depois, faça com que suas escolhas atuais te leve para onde você deseja.
  • Comemore pequenas vitórias: não lamente as perdas, mas comemore as vitórias, ainda que pequenas, elas são o prenúncio de outras maiores. Valorizar o que se tem, aumenta as forças para continuar.
  • Desenvolva gratidão e contentamento: o apóstolo Paulo menciona: “Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação…” Filipenses 4.12a – NVI. Eis uma forma de vida plena. Adaptação e flexibilidade nos trazem aceitação do que não conseguimos mudar e estratégias para transformar aquilo que pode ser diferente.

Nosso Senhor, em sua infinita sabedoria, nos dá a vida, e com ela a certeza que podemos ser felizes a cada dia. Parafraseando, Mahatma Gandhi: “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.”

Como encontrar a felicidade?

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo