financeiro
Coaching e Você

Como o planejamento financeiro pode mudar a sua vida

Paulo Rogê

Há décadas o Brasil lida com a inflação e as consequências da alta dos preços no orçamento doméstico. E, mesmo esse sendo um tema tão familiar, o conhecimento sobre o assunto é baixo. Essa dificuldade faz com que os brasileiros, em termos financeiros, prejudiquem a sua capacidade de planejamento futuro.

Sem conhecer o básico de finanças, conceitos como juros simples e compostos, visão de longo prazo e o funcionamento da economia e do mercado, o brasileiro médio é refém de todo tipo de oportunismo que visa explorar essa ignorância de forma desleal.

Simplesmente não há como um indivíduo progredir sem essa noção primária do mundo das finanças, sem uma educação financeira. E quando muitos indivíduos sofrem do mesmo mal, não há como a sociedade evoluir. Somos presas fáceis nas armadilhas econômicas, sem noção do alto custo disso para o país.

Atualmente, o desequilíbrio financeiro tem sido o ponto de maior necessidade das pessoas. Este assunto costuma tirar a tranquilidade e até mesmo o nosso sono, não é mesmo? A falta de dinheiro afeta diretamente o lazer, prejudica as relações sociais, familiares e muitas vezes até a saúde.

É fato que o momento econômico e político do país não tem ajudado muito.  Mas, meu objetivo aqui não é falar sobre política ou economia. Pretendo focar nas questões que estão sob o seu controle: suas escolhas. Através de atitudes e escolhas orientadas e bem planejadas, você pode sim trabalhar para organizar e obter uma melhora em seu aspecto financeiro.

Nos momentos de crise sempre surgem novas oportunidades. Com certeza você já ouviu a frase: “Enquanto muitos choram, outros vendem lenços”. Então, qual desses dois você escolhe ser? Se você está certo de que quer ser a pessoa que vai “vender lenços”, a primeira coisa a fazer é trabalhar suas crenças limitantes sobre o dinheiro (pensamentos que seguem te sabotando, inconscientemente). Elas são construídas desde a infância e reforçadas inclusive em algumas religiões. Separei algumas para exemplificar:

  • Dinheiro não traz felicidade.
  • Se você não nasceu rico, provavelmente nunca será rico.
  • Não dá para ganhar dinheiro com o país/economia do jeito que está.
  • Quem é rico não vai para o céu.
  • Tenho que trabalhar para garantir a feira.

Com tantas crenças limitantes espalhadas por aí, gostaria que você refletisse: Quais são seus pensamentos com relação ao dinheiro? O que ele significa para você? Porque você trabalha todos os dias? Para que você ganha dinheiro? Estes pensamentos têm ajudado ou atrapalhado sua vida financeira?

Se os seus pensamentos têm te atrapalhando é hora de mudar! Você é o dono da sua vida e precisa investir em um planejamento financeiro para que seus esforços sejam organizados nesta direção, para que assim, seja possível atingir seus objetivos.

Por muito tempo, o planejamento financeiro foi sinônimo de economia e redução de gastos. É claro que ele pode ser usado para este fim, porém, serve muito mais para você organizar a sua vida e planejar exatamente o que quer. Aproveito para deixar algumas dicas que possam contribuir com você nesse momento:

  1. Faça as pazes com o dinheiro. Crie crenças positivas!
  2. Tenha seu objetivo bem claro. O que você quer agora? Pagar suas contas atrasadas? Ter dinheiro para se manter? Ter uma reserva? Investir o seu dinheiro? Ter este objetivo claro, faz toda a diferença. Pois, é preciso construir uma estratégia diferente para cada um deles.
  3. Coloque tudo na ponta do lápis e saiba exatamente onde você está hoje. Antes de fazer um planejamento que esteja fora da sua realidade, comece pela ordem inversa. Anote todos os seus gastos por um mês. Ter consciência da realidade atual faz toda a diferença para não criar metas impossíveis!
  4. Observando os gastos, trace suas metas mensais.
  5. Acompanhe diariamente: Planejado X Realizado. Crie este hábito.
  6. Estude mais sobre Educação Financeira Pessoal.
  7. Quando tudo estiver sob controle, planeje-se para economizar: reserve uma parte do seu orçamento para realizar um objetivo de vida. Tenha uma meta que norteará uma melhor postura com relação a sua vida financeira.

Invista em seu Planejamento Financeiro, pois de fato ele pode mudar a sua vida.

Como o planejamento financeiro pode mudar a sua vida

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo