Bem Estar

Como ter hábitos saudáveis

Segundo o dicionário, hábito pode ser definido como maneira permanente ou frequente de comportar-se; maneira usual de ser, fazer, sentir; ou ainda costume, regra, modo. Quando pensamos em hábitos saudáveis, logo nos vem à mente uma pessoa que consegue administrar o seu tempo para ter uma alimentação saudável, realizar exercícios físicos diariamente, passar tempo de qualidade com sua família e estar sempre disposto para o que der e vier. E muitas vezes nos frustramos imaginando que será muito difícil alcançar esse padrão de vida em nosso dia a dia; mas na verdade, não é bem assim.

Fato é que não é do dia para a noite que conseguiremos abandonar determinado hábito considerado maléfico à nossa saúde, como o sedentarismo ou uma alimentação inadequada. Para se desenvolver um hábito, precisa-se gastar tempo. Em um estudo realizado em Londres por uma pesquisadora de psicologia da saúde apontou que o tempo para se formar um hábito pode variar entre dois e oito meses. Curioso, não? O tempo para se fazer automaticamente alguma coisa pode diferir substancialmente entre as pessoas, dependendo do comportamento, das características individuais e das circunstâncias. Isso quer dizer que a formação de novos hábitos não acontece de forma igual para todas as pessoas. Então, não se frustre caso não consiga cumprir aquela dieta prescrita pelo seu nutricionista na primeira semana de tentativa. Ou ainda, se não conseguir se exercitar religiosamente todos os dias. Faça no seu tempo, com paciência e perseverança.

Mas afinal, o que devo fazer para me tornar uma pessoa mais saudável? A minha dica é: comece dando pequenos passos, conforme a sua capacidade. Seja honesto(a) consigo mesmo(a). Estabeleça metas menores para alcançar objetivos maiores. Por exemplo, se a sua dificuldade está em comer frutas e verduras todos os dias, escolha os alimentos vegetais que você mais gosta e tente inserir de formas variadas na sua alimentação, mesmo que seja em apenas uma refeição. Depois, vá inserindo aos poucos outros alimentos. Se tem o hábito de consumir muito açúcar no café, diminua a quantidade a cada dia até se acostumar com o real sabor do café. O mesmo vale para o consumo de alimentos industrializados, bebidas açucaradas como refrigerantes e néctar de fruta – diminua seu consumo e substitua por alimentos naturais, sem excesso de sal, açúcar e gordura; assim você irá aprender a saborear os alimentos de forma mais natural, educando aos poucos o seu paladar. Caso tenha dificuldade em encarar uma caminhada ou academia, comece com um tempo mais curto, como 10 minutos por dia. Gradativamente, aumente o tempo e a intensidade, conforme as orientações do seu médico e de um educador físico, sempre respeitando os seus limites.

Esses foram só alguns exemplos de como você pode ter hábitos mais saudáveis, que, ao longo do tempo, irão se incorporar à sua rotina e você os fará naturalmente, sem precisar de um esforço adicional para cumpri-los e manter um estilo de vida mais saudável. Perda de peso, melhora nos exames e condicionamento físico, com mais disposição para as atividades do dia-a-dia serão consequências dos hábitos que você poderá desenvolver. A base da mudança de hábito está na transformação da nossa mente. Você pode, você é capaz! E então, vamos começar?

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.” (Filipenses 4:8-9)

Como ter hábitos saudáveis

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo