procrastincação
Coaching e Você

Como vencer a procrastinação

Realmente o nome não é dos mais bonitos: P-R-O-C-R-A-S-T-I-N-A-Ç-Ã-O. Mas o que significa? A procrastinação nada mais é que divagar por questões menores ao invés de trabalhar com foco integrado no objetivo maior, ou seja, caro leitor, quando você procrastina, está enrolando e deixando de fazer o que realmente deveria fazer. A procrastinação é o maior motivo pelo qual o brasileiro é considerado o povo que deixa tudo para a última hora.

E para quem pensa que pode acabar com a procrastinação da noite para o dia, está redondamente enganado. Existem várias deficiências que, se não forem devidamente corrigidas, vão te fazer passar o resto da vida na procrastinação. E isso é muito ruim.

Felizmente, há muito a ser feito em prol de combater este mal e lhe transformar em uma pessoa comprometida com seus objetivos. Grande parte dessas ações está relacionada com as técnicas de coaching.

Mas, por que a procrastinação ocorre?

O coaching identifica vários motivos. Um dos mais clássicos é esperar as condições perfeitas e, muitas vezes, impossíveis de acontecer. Tais como esperar a hora perfeita, a informação perfeita, a pessoa perfeita, ou seja, os ingredientes mágicos que nunca aparecerão para concluir a tarefa.

Nunca mesmo, pois não existe o momento “perfeito”, que surge do nada. Você é quem o faz. Aceite isso e vá atrás de seus objetivos sem mais delongas.

Outras razões envolvem o medo do fracasso depois de tanta expectativa, falta de maturidade, perfeccionismo (virou moda falar que se considera uma pessoa “perfeccionista” nos dias de hoje) e estresse. Mas não se preocupe, pois todos eles têm cura. Aceite a realidade.

Todos os males da procrastinação convergem em uma negação da realidade, ou seja, você “viaja” em pensamentos e outros assuntos e nega sua condição atual de pessoa sem metas verdadeiras para serem alcançadas. Então, defina metas concretas.

O coaching nos mostra que podemos fazer isto efetuando pequenas tarefas. Entre muitos bem-sucedidos métodos, existe o DRD (Descarregar – Reunir – Distribuir), que é um ciclo semanal. A sua semana é regida por ele e o clássico método de manter a atenção e o foco por 21 dias consecutivos, como uma verdadeira lição de casa. Todos os dias uma meta deve ser alcançada, mas são coisas fáceis. Nada gigantesco, afinal, se você não consegue terminar as tarefas menores, como almejar algo maior? A grandeza dos objetivos virá quando você parar de procrastinar.

Agora se você aceitou que é uma pessoa que só sabe “enrolar”, que quer mudar, mas não sabe por onde começar pois se trata de uma pessoa desorganizada, podemos corrigir isso: reestruture suas tarefas em categorias separadas

A ideia de coaching aqui é dividir suas atividades dentro do seu cotidiano e fazê-lo cumprir todas ao longo do dia, mas todas com hora marcada para começar e terminar, sem deixar para mais tarde e muito menos para o dia seguinte. Até mesmo por que “AS TAREFAS NUNCA VÃO TERMINAR” e “SE OCUPAR NÃO É PRODUZIR”.

E para conseguir fazer as suas tarefas, uma boa ideia é dar recompensas a si mesmo. Veja só, você decidiu que sua meta do dia era fazer cinco exercícios da faculdade, mas seu estado de espírito insiste em não colaborar. Ora, incentive-o então com recompensas. A auto recompensa é um grande motivador, juntamente com a sensação de dever cumprido. Quantas vezes você se deu uma recompensa indevida ao sair para passear, navegar na internet, namorar, comer em um restaurante ou assistir ao jogo depois de procrastinar o dia inteiro e ficar pensando: “como posso estar aqui tendo tanta coisa para fazer ainda?”. O sentimento de culpa é inevitável, ruim e acaba com a autoestima.

Mas quando você cumpre com suas obrigações, não apenas dá um passo a mais em busca de seus objetivos, como eleva em muito sua autoestima por desfrutar do prêmio que todas as pessoas compromissadas merecem depois de um dia de trabalho árduo na busca pelos seus maiores sonhos.

E para finalizar veja algumas dicas para vencer a procrastinação:

  • Não comece seu dia já procrastinando: evite apertar a soneca do despertador. Tente esquecer que ela existe;
  • Crie uma lista de tarefas: organize todas as tarefas que você tem que cumprir por ordem de prioridade. Isso te ajudará a ter clareza do que fazer e a felicidade de riscar um afazer da lista é uma boa recompensa;
  • Torne o ambiente adequado: se o mundo a nossa volta contribui para adiarmos ainda mais o que temos que fazer, a dica é mudar esse ambiente que nos cerca. Deixe o ambiente preparado para você realizar suas atividades da maneira mais tranquila, sem nada que te tire a atenção;
  • Ao criar as metas, estabeleça um prazo limite. Estabeleça um prazo para iniciar e finalizar determinada tarefa e vá em frente;
  • Comece de uma vez: o mais comum entre pessoas que procrastinam é ficar pensando demais antes de começar a fazer algo, ou então, ficar pensando por onde começar e nesse ponto a lista de prioridades pode ajudar.
Como vencer a procrastinação

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo