fé
Capa

Deixe que a fé em Deus floresça em você!

Ah a primavera! Tão doce e desejada primavera. Primavera que causa sorrisos e suspiros. Primavera tão esperada depois de um longo tempo de aridez. Me lembro bem, quando eu ainda morava nos Estados Unidos, como era impressionante a reação das pessoas com a chegada da estação das flores. No outono e inverno era muito difícil ver alguém caminhando pelas ruas. O inverno rigoroso fazia com que as pessoas ficassem reclusas dentro de suas casas. O dia terminava mais cedo e o céu parecia fechado. Já na primavera não era assim. Além do show de cores das flores, havia também um brilho diferente, um clima gostoso que fazia com que as pessoas se abrissem e saíssem do seu esconderijo para aproveitar o dia e para sorrir para o outro.

Aqui no Brasil, mais precisamente na região Centro-oeste, é lindo ver o ipê florescer no fim do inverno. Não há como ignorar sua beleza e sua variedade de cores vibrantes.

Mas nem só de primavera se vive…seria muito bom se assim o fosse…ou talvez não. Se o próprio Deus muda os tempos e as estações (Deuteronômio 2.21), é porque elas devem ter a sua razão de ser. Salomão, sabiamente relatou em Eclesiastes, que há um tempo determinado para cada coisa debaixo dos céus. Nem todo dia será dia de sorrir, o dia do choro também chegará. Haverá tempo de nascer, plantar, espalhar e abraçar. Mas também chegará o tempo de morrer, colher, ajuntar e afastar-se.

Você já observou como a vida tem uma dinâmica incrível de ciclos que começam e terminam? As estações mudam e com elas temos a certeza de que cada situação tem dia e hora pra acabar. Tenho certeza que você já passou por invernos que pareciam durar para sempre.

Mas, como manter o coração saudável, independente das estações? É possível florescer após tempos de sequidão? Sim, é possível. Acredito que aprender a identificar os tempos e estações pelas quais estamos passando nos ajuda a encará-los de uma forma melhor. É saudável respeitar cada fase e tentar tirar dela algum proveito por mais difícil que esta possa parecer.

No Salmo 1 é possível encontrar a descrição de uma árvore cuja as folhas não secam, pois ela se encontra plantada próxima ao ribeiro de águas. Jó descreve no capítulo 14, que ainda que uma árvore seja cortada, mesmo que sua raiz envelheça ou ainda que seu tronco morra… ainda assim, ao “cheiro das águas, brotará e dará ramos”.

É possível comparar esses textos com a nossa vida. Às vezes enfrentamos tempos tão difíceis, que achamos que nada de bom poderá voltar a acontecer. As coisas parecem não fluir e tudo parece estar seco. Um inverno rigoroso consegue deixar em nós uma aparência de sequidão e morte. Uma passagem pelo deserto pode te impregnar de poeira, no entanto, por mais que enfrentemos fases em que as coisas não vão bem, devemos criar expectativa por tempos melhores.

A fé nos ajuda a crer que dias melhores virão. Talvez você tenha sido tão impactado pelo inverno ao ponto de simplesmente não conseguir ver novamente a possibilidade de florescer. Mas, tenha a certeza que a primavera vai acontecer.

Ao buscar conhecer exemplos bíblicos de homens e mulheres, de carne e osso como eu e você, que escolheram andar por fé, temos a esperança renovada e podemos olhar pra frente, tendo a certeza de que a estação das flores chegará, que será possível sorrir novamente e que novas experiências positivas virão. É preciso olhar além das circunstâncias. Não confiar no que nossos olhos veem, mas optar por andar por fé, pois somente ela tem esse poder de ir contra o que é natural. Pelos nossos olhos naturais nós cedemos diante das circunstâncias e perdemos a esperança.

Manter uma boa atitude diante das circunstâncias pode nos ajudar a atravessar os tempos de sequidão com mais leveza. E quando chegar o tempo de florescer, não se detenha na estação anterior e não se apegue a ela. Aproveite quando o tempo favorável do Senhor chegar em sua vida.

Gosto muito do texto de João 15, em que Jesus se descreve como sendo a Videira Verdadeira: “aquele que está em mim e eu nele, este dá muito fruto, pois sem mim nada podeis fazer”. É impossível que um galho que não esteja recebendo a seiva frutifique e floresça. É possível florescer quando recebemos a vida de Deus, e isso acontece quando deixamos os rios de água viva inundar e transformar o que estava seco em um lindo jardim. Há uma linda promessa para àqueles que fazem a vontade do Pai. Veja o que diz em Isaías 58.11b: “…você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam.”

Entenda que basta um toque de Deus para te fazer florescer novamente: “Todas as árvores do campo saberão que eu, o Senhor, faço cair a árvore alta e faço crescer bem alto a árvore baixa. Eu resseco a árvore verde e faço florescer a árvore seca”.  (Ezequiel 17.24).

Deixe que a fé em Deus floresça em você!

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo