gigantes
Palavras Pastorais

Derrubando gigantes

A história de Davi e Golias é uma referência quando se trata de derrubar gigantes. Há momentos em nossas vidas que enfrentamos situações muito semelhantes a gigantes. São problemas que nos assustam, assim como Golias assustava o exército de Israel. Veja o que narra o texto de 1 Samuel 17:

“Então saiu do arraial dos filisteus um homem guerreiro, cujo nome era Golias, de Gate, que tinha de altura seis côvados e um palmo.
Trazia na cabeça um capacete de bronze, e vestia uma couraça de escamas; e era o peso da couraça de cinco mil siclos de bronze.
E trazia grevas de bronze por cima de seus pés, e um escudo de bronze entre os seus ombros.
E a haste da sua lança era como o eixo do tecelão, e a ponta da sua lança de seiscentos siclos de ferro, e diante dele ia o escudeiro.
E parou, e clamou às companhias de Israel, e disse-lhes: Para que saireis a ordenar a batalha? Não sou eu filisteu e vós servos de Saul? Escolhei dentre vós um homem que desça a mim.
Se ele puder pelejar comigo, e me ferir, a vós seremos por servos; porém, se eu o vencer, e o ferir, então a nós sereis por servos, e nos servireis.
Disse mais o filisteu: Hoje desafio as companhias de Israel, dizendo: Dai-me um homem, para que ambos pelejemos.
Ouvindo então Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se, e temeram muito”. 
(1 Samuel 17:4-11)

A Bíblia nos relata nesse texto que em uma guerra entre os israelitas e os filisteus, um homem de grande estatura, bem treinado, um verdadeiro gigante se levantou contra o exército de Israel. Ele pedia o tempo todo para que um homem guerreiro lutasse contra ele, mas ninguém teve coragem de enfrentá-lo. O próprio rei Saul ficou desesperado, sem saber o que fazer, pois a luta não era contra um simples soldado, mas contra um gigante.

Foi nesse momento que o jovem pastor de ovelhaschamado Davi entrou em cena. Quando ele viu o gigante Golias afrontando o exército de Israel, ele ficou indignado e, num ato de fé, tomou a atitude de enfrentar o gigante. Usando apenas uma funda e cinco pedras, Davi o derrotou e livrou Israel da humilhação.

Talvez o seu Golias não carregue uma espada propriamente dita e nem um escudo como descrito no texto de 1 Samuel, mas provavelmente ele ostenta a “espada” do desemprego, abandono, abuso sexual, depressão, vício, ou ainda uma dívida que você não consegue pagar, lembranças que você não consegue esquecer, uma vida profissional que não deslancha, um casamento complicado ou um segundo casamento mais complicado ainda. Às vezes não sabemos o que fazer e, com medo, fugimos ou aceitamos a derrota.

Max Lucado descreve Davi como sendo um jovem de cabelo cobre, com a pele bronzeada cor de sangue e os olhos que roubam o fôlego das moças hebreias. Davi não fala em outra coisa a não ser em Deus. Ele conseguia ver o que os outros não viam e se recusava a ver o que os outros estavam vendo.

Naquele momento em que o gigante amedrontava Israel, todos os olhos estavam voltados para o gigante, exceto o de Davi. Todos os soldados e generais estavam ali, eles conheciam os insultos e tinham conhecimento de quem era Golias. Todos eram especialistas em gigantes, mas Davi era especialista em Deus. Davi vê o gigante com muita clareza, mas ele também vê Deus com uma nitidez ainda maior. Ele não ignorou o gigante, mas ele sabia a quem ele servia.

Veja abaixo algumas atitudes de Davi que podemos imitar:

  • 1 Samuel 17:45 – “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”.

Quando um gigante desafia você, qual é o seu primeiro pensamento? Sabe o que nós mais fazemos? Culpamos as pessoas. Esse não foi o posicionamento de Davi.

  • 1 Samuel 17:46 – Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;”

Sabe o que significa essa declaração de Davi? Que ele tem fé e verbaliza isso. A fé é a certeza que vai acontecer exatamente aquilo que eu acreditei.

  • 1 Samuel 17:47: “E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão”.

Deus está dizendo para nós o seguinte: “faça a sua parte, use a sua fé, se desponha, pois a parte d’Ele nunca falha”.

  • 1 Samuel 17:48: “E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.”

Davi não correu do problema, pelo contrário, ele o enfrentou. Por isso, não corra dos problemas, enfrente-os com disposição, fé e coragem.

  • 1 Samuel 17:49: “E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra”.

Aprenda a usar sua arma. Davi não enfrentou Golias com espada, mais com uma Funda, e isso foi o suficiente para derrotar o gigante.

Portanto, os problemas (gigantes) podem ser o seu degrau de subida ou a sua pedra de tropeço. Os obstáculos podem torná-lo melhor ou apenas mais amargurado e frustrado. Mas, isso só depende de você.

Não deixe que o gigante prevaleça em sua vida. Posicione-se assim como Davi e verás a vitória.

Deus abençoe a sua vida!

Derrubando gigantes

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo