maquiagem
Ser Mulher

Dicas para uma maquiagem perfeita

Fotografia: Paulo Rogê

Toda mulher, independente da raça, cor ou status social, tem algum produto de maquiagem na bolsa ou em casa, mas sempre tem dúvidas de como fazer uma maquiagem perfeita. Para ajudar as mulheres nesse dilema, seguem algumas dicas:

  1. Limpeza: o passo mais importante da maquiagem é limpar bem a pele do rosto antes de receber os produtos. Muitas mulheres pulam essa etapa, que é essencial. Tire um dia da semana para cuidar da pele com produtos específicos para o seu tipo.
  2. Primer: sua função é preparar a pele para receber a base, ele matifica a cútis, suaviza algumas linhas finas discretas e garante maior fixação da make.
  3. Base: A escolha da base é fundamental para a maquiagem ficar perfeita. Escolha a cor certa, experimentando sempre no próprio rosto, e não no dorso da mão como muitas fazem. A cobertura vai depender do seu tipo de pele, quanto mais leve, melhor. Aplique com uma esponja ou pincel específico, isso faz com que ela se espalhe melhor, deixando o rosto uniforme. Dê preferência as bases com filtro solar para o dia. Uma boa dica é usar o BB cream, que além de proteger a pele, hidrata e uniformiza.
  4. Correção: um bom corretivo faz milagres. O truque é, de novo, escolher o tom certo. Escolha um tom que aproxime da cor natural de sua pele, aplique nas áreas que deseja fazer a correção dando batidinhas com o dedo, ou com uma esponjinha própria.
  5. Pó: Use o pó apenas quando necessário, para não carregar demais a produção. Aplique utilizando um pincel próprio, somente na zona T (nariz, queixo e testa) para melhor fixação da base.
  6. Blush: Escolha o tom de acordo com o tom de sua pele. Para loiras e ruivas tons rosados e corais. Para morenas tons acobreados e marrons. Aplique com movimentos circulares para não marcar muito. Evite excessos.
  7. Contorno e iluminação: O contorno serve para afinar o nariz, o rosto, disfarçar testa e queixo largos. A iluminação serve para evidenciar áreas do rosto mais valorizadas, como o centro da testa e o topo do nariz, por exemplo. O truque é escurecer onde você quer disfarçar, e iluminar onde quer realçar. Dê preferência aos produtos em pó, que são mais naturais.
  1. Olhos: Côncavo marcado, delineador e cílios poderosos: combinação infalível. Para quem tem olhos pequenos use lápis branco ou bege na linha d’água para aumentar o olhar. Não economize na máscara para os cílios. Use uma sombra escura para marcar o côncavo, que pode ser usado em makes para o dia e para a noite, basta adaptar a cor da sombra. Ilumine o canto interno do olho e abaixo das sobrancelhas com um tom mais claro. Para nunca errar, vai de esfumado básico.
  2. Sobrancelha: As sobrancelhas são fundamentais na make e fazem toda diferença no resultado final. Preencha as falhas com sombra da cor dos seus pelinhos, em seguida penteie com uma escovinha própria. Nunca utilize lápis, além de fazer com que os pelinhos caiam, fica muito grosseiro e artificial.
  3. Lábios: Por fim, o batom certo fecha com chave de ouro a produção perfeita. Quem é discreta deve-se lembrar da regra básica: olho tudo, boca nada ou boca tudo, olho nada. Mas, se você é ousada pode sim usar a criatividade e se jogar nas cores. Escolhendo sempre o tom que combina com seu tipo de pele.

Lembre-se, a maquiagem é apenas para realçar a beleza que existe em você!

“Você é toda linda, minha querida; em você não há defeito algum”.

(Cânticos 4:7)

Dicas para uma maquiagem perfeita

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo