Palavras Pastorais

Está na hora de tirar a capa

Para os judeus a capa simbolizava a situação da pessoa perante a sociedade. A capa de um morador de rua, por exemplo, era diferente de todas as outras, pois quem a usava, indicava a todos ser um mendigo, diferente das pessoas da classe alta que usavam capas de linho fino.

A maioria das definições que podemos encontrar no dicionário da palavra capa, nos leva ao significado de proteção. Atualmente, pode ter uma função estética, mas a principal é a de proteger e/ou preservar algo.

Veja a história do cego e mendigo Bartimeu, descrita no livro de Marcos:

E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.
E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.
E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho. 
(Marcos 10:46-52)

Uma das coisas que mais me chama atenção nas Sagradas Escrituras é saber que tudo que o Senhor permitiu ser escrito tem um propósito. Todas as experiências de renovo de pessoas que encontraram Jesus trazem lições importantes para cada um de nós, e com essa história não é diferente.

Bartimeu era cego, mas não era surdo e, certamente, ele ouviu pessoas falando da pessoa de Jesus. Ele usava uma capa, que devia servir como cobertor ao dormir. Provavelmente, havia sido doada por alguém após seu uso, e certamente, deveria estar suja.

Esse rapaz teve um percepção extraordinária quando ele se referiu a Jesus gritando; ele teve uma reação. Não basta você ter percepção se você estiver travado, algemado ou amarrado. Uma coisa que eu aprendi com esse cego é não permitir que alguém o faça desanimar. O alvo de Bartimeu era o ouvido de Jesus e assim também deve ser a nossa oração.

capa

No versículo 49, Jesus parou e disse: “Chamem-no”. E chamaram o cego: “Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando”. E lançando sua capa para o lado, deu um salto pôs-se em pé e dirigiu-se a Jesus. Significa que quando Bartimeu foi chamado, deu um salto (imagino que de alegria), pegou a sua capa e jogou fora. A capa era uma certeza de que ele tinha uma deficiência, e não uma insuficiência qualquer, mas uma doença que nenhum ser humano poderia ajudá-lo. Essa capa significava que ele tinha uma autorização do governo romano para pedir esmola, pois era um mendigo.

Para Bartimeu a capa era o atestado claro da sua cegueira, pois simbolizava tudo que não era adequado, e que portanto, precisava ser deixado de lado. Ao encontrar Jesus, sua vida teria uma nova história. Ele tinha certeza de que quando Jesus o chamasse, algo de novo aconteceria.

Jesus perguntou a Bartimeu: “O que você quer que eu lhe faça? O cego respondeu: “Mestre, eu quero ver!”. Em outras palavras, eu nunca mais quero ver aquela capa em cima de mim. Eu quero prover os meus recursos e deixar a poeira de lado. Agora eu só quero o milagre da transformação!

Talvez uma dessas capas esteja te incomodando. Quem sabe você está andando com ela há muitos anos. Às vezes você mudou de cidade, mas a capa continua. Mudou de bairro, mas a capa persiste em estar lá. Trocou de igreja, mas nada mudou, pois a capa o persegue.

Então: qual é a sua capa? Qual é a capa que você carrega hoje? Talvez seja a capa da cegueira espiritual, da falsa identidade, da falta de sonhos ou da miséria; não importa! Precisamos lançar fora a capa para alcançar alguns princípios que estão nos planos de Deus para nós.

Creio que o Espírito Santo está nos levando a um momento de “decisão definitiva”. Tomamos muitas decisões em momentos de emoção, e depois voltamos atrás. Mas a decisão que nos sentimos desafiados a tomar é: deixar as capas para trás!

Precisamos chegar até Jesus, ouvir o que Ele tem a nos dizer, pedir o que queremos e receber d’Ele a vitória pela fé.

“Lança de si sua capa”. Esta é a reação que Jesus espera que tomemos quando ouvirmos a sua voz!

Obedeça o Senhor e seja fiel aos seus ensinamentos.

Deus abençoe a sua vida!

Está na hora de tirar a capa

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo