Palavras Pastorais

Está na hora de voltar!

De acordo com o dicionário da Língua Portuguesa, “voltar” significa vir ou ir de um ponto ou local para outro; significa ainda regressar ou retornar.

Os valores atuais da sociedade foram relativizados. As pessoas não estão mais presas a lugares ou relacionamentos. A competitividade do capitalismo faz com que todos procurem o que melhor satisfaça a sua vontade. Dessa forma, as consequências surgem quando amigos se tornam descartáveis, a família é abandonada, casamentos são desfeitos e igrejas são trocadas facilmente.

Quando surge um problema, logo as pessoas dizem: “não sou mais seu amigo”, “quero me separar” ou “vou sair da igreja”. Mas, será que essa seria a vontade de Deus? A estabilidade da família e da igreja são desafios que nos confrontam a cada dia. Por isso, Deus criou a casa como lugar de abrigo e a igreja como espaço de comunhão. Precisamos da família e da igreja mesmo com todos os seus defeitos.

Na Bíblia lemos em Lucas capítulo 15, três parábolas onde Jesus nos ensina a importância de voltar. A primeira parábola que Jesus profere é sobre a ovelha perdida: um pastor tinha cem ovelhas e perdeu apenas uma, então, ele guardou as noventa e nove no aprisco e foi atrás da que se perdeu. Ele voltou para buscar a ovelha perdida.

A segunda parábola é sobre a moeda ou dracma. Jesus conta que uma senhora tinha cem dracmas e perdeu uma dentro de casa, mas ela, incansavelmente, foi atrás e a encontrou, ou seja, ela resolveu voltar e persistir. Na terceira parábola, ainda no mesmo livro e capítulo, Jesus narra a parábola do filho pródigo, descrevendo a história de um homem que tinha dois filhos, sendo que o filho mais novo pediu a herança antecipada a seu pai, que repartiu os seus bens entre os filhos. Porém mais tarde, o mesmo filho que tinha ido embora com a sua parte da herança voltou para a casa do pai pedindo abrigo após perder tudo o que tinha.

Vejo que está na hora: da ovelha voltar para o seu rebanho, da moeda voltar para o seu lugar e do filho voltar para casa. São três parábolas com histórias diferentes, porém todas expressam a importância de voltar.

Eu não sei como você está hoje, nem como está a sua situação, mas, independentemente do que os outro pensam a seu respeito, saiba que está na hora de voltar, regressar, retornar, reverter.

O filho pródigo, enquanto estava na casa do pai, tinha tudo. Além disso, ele sabia que tinha direito a uma herança. Infelizmente não quis esperar o tempo certo para receber sua herança e por isso pediu a seu pai que lhe desse seus direitos. Quantos de nós não sabemos esperar o tempo certo para receber a benção? Às vezes achamos que Deus está atrasado, que Ele se esqueceu de nós ou ainda que o Senhor não está dando a importância necessária para os nossos problemas. Pois saiba que você jamais deve pensar assim, pois Deus nunca se esquece de nós. Veja:

“E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra”; (2 Coríntios 9:8)

Observe que muitos relacionamentos são desfeitos quando pessoas não sabem esperar o tempo certo de receber seus direitos. Se quero receber algo, preciso cultivar e aguardar o tempo certo. Mas devido à impaciência, várias pessoas preferem acertar contas e sair de casa.

Na Igreja também acontece a mesma coisa. Irmãos (às vezes mais novos) não querem esperar o tempo certo para receber sua herança ou direitos para participar de um ministério ou exercer função de privilégio. Então, estas pessoas procuram seus direitos antes da hora e por isso, acabam saindo da Casa do Pai e perdem tudo lá fora.

O grande problema da maioria das pessoas é o desejo de controle. Muitos querem controlar a sua vida e os seu próprios desejos e sentimentos sem consultar a Deus. Muitas pessoas tomam decisões precipitadas, entram e saem do emprego, da igreja, não tem constância com as coisas e, automaticamente, não tem sucesso no que fazem.

Muitos filhos estão interessados em fazer coisas grandes ou prodígios por conta própria, mas com isso acabam perdendo o que tem de melhor na Casa do Pai, onde está sua herança, fartura, arrependimento, acolhimento, renovação, aliança, restauração, perdão, ressurreição e alegria.

Saiba que por mais difícil que seja viver em família ou conviver com os irmãos da Igreja, não vale a pena sair da Casa do Pai e perder tudo que temos na presença de Deus e daqueles que amamos.

Talvez você não conquistou muitas coisas justamente porque Deus ainda está trabalhando em você, te preparando para a benção que Ele quer colocar em suas mãos. Por isso, comece a mudar as suas ações, volte, perdoe e refaça o que for preciso. Aprenda a andar sobre a benção de Deus e não aceite menos que isso para a sua vida. Não se entristeça com que as pessoas falam de você, acalme o seu coração, peça a direção do Senhor e fique em paz, pois o importante é o que Ele está fazendo em sua vida e na sua história.

Seja cuidadoso(a) e perceba a hora certa de voltar!

Está na hora de voltar!

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo