fake news
Artigos

Fake News – Não caia em boatos da internet

É impressionante o volume de informação que recebemos todos os dias pelas redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter, assim como por aplicativos de mensagens, como Whatsapp, Telegrama e Messenger.

Recentemente decidi sair de vários grupos, até mesmo o da família. Talvez a decisão pode parecer um pouco radical, mas no final de um dia cheio de trabalho, ao acessar meu Whatsapp me deparava com 140, 180, 230 mensagens em cada grupo. É surpreendente o quanto é comum as pessoas não saberem utilizar de forma adequada os canais de comunicação.

Além de um grande volume de mensagens e banners de “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”, recebemos um monte de vídeos, imagens, muitas mensagens que fogem dos interesses de um grupo, assim como também as que você recebe por lista de transmissão, e ainda temos a pior de todas: a Fake News (Notícia Falsa).

As Fake News são terríveis, pois além de serem, geralmente, notícias alarmantes, exageradas e que causam pânico nas pessoas, elas também nos fazem mentirosos, pois quando compartilhamos uma informação falsa, sem verificar e sem confirmar se ela procede, nós naturalmente contribuímos para a propagação desta mentira.

Você já deve ter recebido dezenas ou até centenas de Fake News, e é comum quando recebemos uma mensagem de uma pessoa que confiamos a compartilharmos de imediato, sem validar ou verificar se ela é procedente. Por várias vezes fiz revisões e reportei às pessoas que me enviavam para que não compartilhassem, pois aquela notícia era falsa, mentirosa e não procedia.

Após conceituar o que é e como acontece o envio e recebimento destas notícias indesejadas, é interessante explicar como você pode fazer para não cair nesta situação de compartilhar uma notícia falsa. Segue um infográfico que irá apoiá-lo com um passo a passo para não cair em boatos da internet.

Acesse o www.google.com.br  ou também nos sites www.e-farsas.com, www.boatos.org, www.boatos.com.br e sempre pesquise pelo nome da notícia, ou termos que fazem parte do contexto da mensagem. Caso seja uma Fake News, logo você encontrará comentários sobre esta notícia falsa. Ficou em dúvida? Não compartilhe!

Essa é uma dica importante para que tenhamos um melhor uso das redes sociais. Meu desejo é que possamos compartilhar conteúdos mais relevantes e de qualidade.

Ajude a promover este artigo em grupos, nas redes sociais e também para aquele amigo, colega ou parente que está precisando de uma ajudinha.

Fique atento!

Um forte abraço!

Fake News – Não caia em boatos da internet

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo