Pastor João e Família
Palavras Pastorais

Família: de onde vem esta ideia?

Ter uma família e mantê-la não é uma tarefa fácil, mas entenda que essa é a Vontade de Deus.

Fotografia: Paulo Rogê

Deus nos criou e designou o casamento e a família como a mais fundamental das relações humanas. Se existe algo sagrado e que deve ser preservado é a família. É no ambiente familiar que conhecemos nossos primeiros valores e recebemos as primeiras regras sociais. Aprendemos a perceber o mundo, damos início a nossa identidade e somos introduzidos no processo de socialização.

Se existe algo ou alguém em que podemos depositar toda nossa confiança, é na nossa família. Ela nos mostra o que é certo, indica os melhores caminhos, e nos proporciona um amor verdadeiro e incondicional. Uma família em harmonia, que se ama mutuamente, permanece unida por uma vida toda. E é também fonte de exemplo para todas as gerações, inspirando a formação de novas famílias.

A família é o útero de Deus responsável pela formação do caráter do indivíduo.

É por esse motivo que vemos e ouvimos tantas atrocidades, pois o útero de Deus, que é a família, está se perdendo. Saiba que a família é o melhor lugar para se estar, mesmo com problemas, a família é aquela que sempre resolve.

Vejo que mesmo na igreja há muitos problemas com a família, e isso é assustador, pois a razão da igreja existir é a família. A igreja pode até ter várias famílias com problemas, porém precisamos de pessoas que desejam acertar uns com os outros. Todos nós temos problemas, inclusive eu pastor. A diferença é a forma com que procuramos resolver os nossos problemas. Cristo deve ser sempre a nossa força e direção!

Em nosso mundo de hoje em dia, vemos famílias atormentadas pelo conflito e arrasadas pela negligência e o abuso. O divórcio tornou-se uma palavra comum, significando miséria e dureza para os múltiplos milhões de suas vítimas. Muitos homens jamais aprenderam a ser esposos e pais presentes. Muitas mulheres estão fugindo de seus papeis dados por Deus. Pais que não têm nenhuma ideia de como preparar seus filhos, estão perturbados pelo conflito da sociedade pós-moderna. Outros pais simplesmente abandonam seu dever, deixando filhos sem qualquer preparação ou provisão. A verdade é que o amor pela família esfriou.

É interessante observar na Palavra de Deus que Jesus colocou o amor na condição de mandamento e não de sentimento. Quando compreendemos isso, passamos a entender melhor o conjugue e as pessoas de nossa convivência familiar. Passamos a amar como mandamento e não apenas como sentimento, que é muito variável e inconstante.

Independentemente de qualquer coisa, devemos amar e cuidar da nossa família na condição de um mandamento de Deus

Admiração mútua, respeito e amor verdadeiro, só existem no meio familiar. Do contrário, as nossas chatices, mazelas e defeitos também ficam mais evidentes no ceio familiar. É por isso que podemos afirmar que principal função do casamento, da união entre duas pessoas não é o sexo, e sim o companheirismo e a amizade. É isso que faz a diferença! Saiba que o maior exemplo que um casal pode dar a seus filhos é a intimidade, relacionamento e companheirismo uns com os outros em casa. Para os nossos filhos o melhor presente que podemos dar a eles é o tempo de qualidade com eles. Muitos vão te julgar através dos filhos e da atitude deles. Saiba que você será julgado em sua história não pelo o que seus pais te deram, e sim pelo que você deixou como legado para os seus filhos.

Veja o que diz a Palavra de Deus sobre a família:

Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor.
O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.
E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.

Salmos (128:1-6)

Veja que o texto Bíblico de Salmos, se refere ao homem bem-aventurado por dois motivos: aquele que teme o Senhor e também anda em Seus caminhos. Saiba que Deus precisa ser não apenas o nosso Salvador, mas precisa ser o nosso Senhor. São definições distintas: ser Senhor significa ser o dono de todas as coisas e de todos, inclusive de nossa família.

dsc_0055

Pr. João Queiroz , sua Esposa Irislene Queiroz e sua filha Jéssica Queiroz.

Ter uma família e mantê-la não é uma tarefa fácil, mas entenda que essa é a Vontade de Deus. A ocupação e missão mais importante que temos não é profissional, e sim paternal e familiar.

A convivência familiar proporciona as circunstâncias ideais para nos conhecermos e aperfeiçoarmos. É na convivência familiar que se forma o nosso caráter e também onde mais precisamos praticar as virtudes cristãs, como: amor, humildade, paciência, bondade mansidão, etc. Ali aprendemos a responsabilidade, a diligência, a submissão, a delicadeza, o serviço, a ordem, o respeito, a tolerância. Vivendo em família aprendemos a perdoar, suportar, confessar, negar a nós mesmos, exercer autoridade em amor, corrigir com bondade, sacrificar-nos pelos outros, orar, confiar em Deus, administrar e compartilhar.

O lar é a escola de formação, tanto para os pais quanto para os filhos. Lembre-se –se que Deus usa a convivência familiar mais do que qualquer coisa para transformar nosso caráter.

Ore para que a sua família faça a diferença em nossa sociedade. Ore para que os seus filhos venham marcar essa geração de forma poderosa. Coloque o seu lar nas mãos do Senhor Jesus!

Que a benção e a direção de Deus esteja sobre a sua família!

Família: de onde vem esta ideia?

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo