família
Capa

Honra: a base da família

Foto: Daniel Silva - Marketing IBR Goiatuba

O lugar mais solene do planeta é o lar, é a sua casa. Sem a família, a terra perde o sentido e o planeta morre, vira território de animais e não serve para mais nada.

Como famílias benditas do Senhor, precisamos nos alinhar ao propósito d’Ele, para vivermos uma vida abundante, com uma mente transformada em Cristo, pensando e agindo como o Espírito nos orienta.

No livro de Romanos, capítulo 8, versículo 1 em diante, o Evangelho nos leva a compreender que inúmeras situações que enfrentamos em família acabam nos desequilibrando, porque pesamos de maneira contrária ao Espírito que habita em nós. Quantos pais poderiam estar bem melhores do que estão, desfrutando do território sagrado que é a família, onde Deus pode se revelar aos seus filhos, e seus filhos se revelarem a Ele.

Há uma cumplicidade Divina quando a família e o Criador interagem, porque além de milagres, haverá também paz e honra. Uma família bendita tem consciência do papel profético familiar e nunca falta a liberação do sobrenatural nesse território. Por isso, é chegado o tempo de voltar a crer na promessa de que a sua família é bendita e abençoada. Sua família foi gerada para este propósito: viver honra a Deus.

Partindo desse princípio de honra nesse território chamado família, precisamos entender que assim haverá conversão dos pais aos filhos e dos filhos aos pais, ou seja, com a presença contínua do Espírito Santo teremos um completo avivamento bíblico na família. Tenho aprendido muito e consolidado a ideia de que precisamos deixar de apascentar os rebanhos dos outros e cuidarmos com maior veemência do nosso rebanho, daquele que Deus nos confiou: 1 Timóteo 5:8. Sendo assim, a nossa geografia mudará absurdamente, começando em nossa casa e indo a todos os territórios com a promessa e a bênção de Deus – Atos 1:8.

Veja abaixo alguns princípios de honra que podem ser aplicados à sua família:

A HONRA É A CHAVE-MESTRA PARA A LONGEVIDADE DOS RELACIONAMENTOS:

Vivemos um tempo em que muitos relacionamentos familiares têm sido quebrados. Filhos e pais muitas vezes não se entendem. Esposa e marido também entram constantemente em conflitos, e o ambiente da família, que deveria ser o lugar de mais intimidade de relacionamentos, tem se transformado em relacionamentos distantes.

Por isso, precisamos restaurar a honra no meio da família. Os relacionamentos são profundos e duradouros em um ambiente de honra. Mas, você não consegue honrar de forma adequada enquanto você não concebe o fato de que sua família é um presente de Deus para você.

Entenda que as pessoas de sua família estão ligadas a você por um período de tempo. Elas nem sempre vão estar com você, mas Deus conta com você para cuidar de Seus bens mais valiosos.

Muitos relacionamentos tem vida curta, porque as pessoas não verbalizam o amor que sentem. Saiba que declarar o que você sente por alguém tem muito valor. A Bíblia diz que se você sente amor por alguém e nunca fala, esse amor não vale muito – Provérbios 27.5.  Assim, quando nós verbalizamos o nosso amor por alguém, nós a honramos e damos vida longa aos nossos relacionamentos.

A HONRA ABRE PORTAS QUE A FÉ NÃO PODE ABRIR:

É verdade que a fé é um ingrediente extremamente importante, na vida cristã. Praticamente para tudo o que fazemos precisamos aplicar fé, e isso é muito bom. Mas, existem situações que só a fé não resolve. Tem pessoas que tem muita fé, mas pouco êxito, porque não aprenderam o caminho da honra. Muita coisa que você não conseguiu, mesmo depois de crer, você poderá conseguir quando começar a honrar. Muitas portas que não se abriram pela fé, se abrirão inevitavelmente pelo princípio da honra, pois a honra abre portas que a fé não pode abrir.

Por exemplo, há muitas mulheres de fé com o casamento destruído. Elas oram, jejuam, leem a Palavra de Deus, mas não honram o seu cônjuge. Há muitos homens de Deus que têm fé para ganhar almas, curar enfermos, mas perderam a sua esposa porque não souberam honrá-las devidamente.

Portanto, passe a honrar. Há um poder na honra que pode revolucionar seus relacionamentos e a sua família.

família

A HONRA É UM BUMERANGUE:

Interessante perceber que a honra é uma estrada de mão dupla. Tudo que vai de alguma forma volta. E a honra sempre traz uma recompensa para aquele que honra. Portanto, não espere honra, mas tome a iniciativa de honrar sempre. Seja cuidadoso com o que você diz, especialmente com aqueles que estão próximos a você.

Imagine por exemplo a seguinte situação: todos os dias o marido, ao sair para o trabalho, diz a sua esposa: “Você é a mulher mais linda que eu já vi, não há ninguém como você no mundo todo”. Maridos, entendam que aquela mulher que Deus deu a você é um presente. Ela é um tesouro e é única em todo o universo. Homens, não coloquem a sua mulher para baixo. Deixe de lado o hábito de fazer comentários sarcásticos, você nem sempre precisa ter a última palavra, esqueça isso e mantenha a paz no seu lar. Seja sempre o promotor da honra em sua casa.

Portanto, sejam cuidadosos com o seu lar e com a sua família, e com certeza colherão grandes frutos no futuro!

Honra: a base da família

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo