indigestão
Bem Estar

Indigestão: como evitar?

Com a chegada das festas de fim de ano, os abusos gastronômicos tornam-se uma rotina. Porém, o que é prazer para alguns, para outros pode significar dores, desconfortos, necessidade de uso de medicamentos e às vezes até atendimento médico de urgência.

A dispepsia, termo médico que engloba sintomas de “má digestão”, como dor de estômago, sensação de empachamento, azia, regurgitação, náuseas e vômitos, entre outros, é uma das principais queixas em consultas gastroenterológicas e pode ser a manifestação de doenças, como a doença do refluxo gastroesofágico, úlceras pépticas e “gastrites” de modo geral.

Desta forma, um dos grandes fatores de risco para a ocorrência dessas condições são os deslizes alimentares que cometemos em nosso dia-a-dia e que acabam sendo intensificados neste período de festas. Alguns cuidados, tanto na alimentação, quanto com alguns hábitos comportamentais, podem ajudar a reduzir a chance destes eventos indesejados.

Primeiramente devemos tomar cuidado com a escolha do tipo e da quantidade do alimento que vamos ingerir. Abusar de frituras, alimentos ácidos, chocolates, pimentas, condimentos, café, bebidas alcóolicas e bebidas gaseificadas de maneira geral, especialmente os refrigerantes, é uma péssima ideia. Estes alimentos, além de propiciarem a ocorrência do refluxo gastroesofágico, também tem maior chance de irritar a mucosa gástrica e, obviamente, quanto maior o volume da refeição com esses ingredientes, maior a chance da ocorrência de sintomas.

Em associação, devemos tomar cuidado com alguns hábitos associados às refeições. Tentar não ingerir líquidos entre meia hora antes e até duas horas depois de se alimentar, evitar deitar logo após as refeições, cessar o tabagismo e perder peso (em casos de obesidade), também podem nos ajudar na batalha contra a dispepsia.

Por fim, devemos lembrar que tanto a doença do refluxo quanto as “gastrites” podem ter complicações graves e, na dúvida e na presença de sintomas, não se automedique! O melhor é sempre consultar o seu médico de confiança para uma avaliação adequada.

Tendo esses cuidados, aproveite as celebrações de final de ano!

Indigestão: como evitar?

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo