O favor de Deus em meio a família

Deus nos criou e designou o casamento e a família como a mais fundamental das relações humanas.

Em nosso mundo de hoje, vemos famílias atormentadas pelo conflito e arrasadas pela negligência e o abuso. O divórcio tornou-se uma palavra comum, significando miséria e dureza para seus múltiplos milhões de vítimas.

Muitos homens jamais aprenderam a ser esposos e pais. Muitas mulheres estão fugindo de seus papeis dados por Deus. Pais que não têm nenhuma ideia de como preparar seus filhos estão perturbados pelos negativos conceitos impostos pela sociedade.

foto
Pastor Eudes Ferreira

Estamos sedentos do Favor de Deus sobre as famílias!

No Evangelho de João capítulo 2, vemos o milagre da transformação da água em vinho. Nessa passagem o importante não é a figura da água e do vinho, o que é relevante nessa palavra é o princípio da transformação, o poder capaz de mudar qualquer situação, crise ou problema.

Ou seja, a mudança da água para o vinho representa a transmutação do caos, para um caminho de estabilidade, organização e solução.

A transformação da água para o vinho é também o contexto da edificação de uma família. Há momentos em nossa família que precisamos do Favor do Senhor, desde as pequenas coisas do dia a dia, até as maiores, como troca de afeto e criação de filhos, por exemplo.

O casal do capítulo 2 de João achava que tudo estava indo muito bem, até que o vinho acabou. Isso nos mostra que até mesmo quando tudo parece estar bem, ainda assim precisamos do olhar do Senhor sobre nossa casa, pois uma crise pode estar se aproximando, e só Ele poderá nos dar o livramento ou as ferramentas e estratégias para vencermos a tempestade. E tudo isso sempre passa pela oração e exposição contínua à palavra de Deus. Ela é a “lâmpada para meus pés e luz para os meus caminhos” (Salmo 119:105). Ela nos mostrará onde está escondido o problema e também nos fornecerá a solução para ele.

No texto de João 2, vemos em um determinado momento, que Maria se aproxima de Jesus e diz que não havia mais vinho para ser distribuído na festa. Naquele instante, há então um problema, uma crise.

Quando Maria procurou Jesus, ela sabia que Ele faria algo a respeito da falta do vinho. Ela criou expectativas em Jesus para que o problema fosse resolvido.

Assim como Maria, precisamos sempre dessa expectativa de fé em nossa família. A família é o lugar onde mais se vê desgaste de relacionamentos, e por isso precisamos sempre dessa atitude de fé, pois Deus não resiste àquele que tem uma fé profética.

Vemos ainda nefoto02ssa passagem, que guardaram o melhor vinho para o final da festa. Então, nesses dias, tenha a certeza que Deus tem o melhor para as nossas famílias, Deus está interessado em nos abençoar com o Seu Favor. Apesar dos conceitos distorcidos pregados em nossa sociedade, Deus nos revela que ainda há coisas boas para o final. O escritor do livro de Eclesiastes, por exemplo, descreve que o final das coisas é sempre melhor do que o começo.

Toda família está debaixo do Favor de Deus e da Palavra do Senhor.

Portanto, a solução para a sua casa é a oração e a adoração a Deus. O Favor de Deus vem sobre a sua família a partir do momento que você se posiciona diante das crises familiares.

O relacionamento com Deus é um canalizador da graça, inclusive para a nossa família. Veja que vários homens na Bíblia viveram momentos de crise, e todos eles superaram seus problemas a partir do relacionamento íntimo com o Senhor.

Analise o exemplo de Jó: ele tinha um relacionamento com Deus e intercedia pela sua família. Por esse motivo, conseguiu superar todos os seus problemas.

Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente”. (Jó 1:5)

É em momentos de crise, de luta e de problemas que vemos o Favor de Deus. É na família que vencemos os primeiros problemas de relacionamentos, pois Deus tem um propósito para a família.

Podemos então, sugerir cinco princípios básicos para se alcançar o Favor de Deus sobre a nossa família:

1) O relacionamento à dois tem de ser protegido a qualquer custo contra a invasão de terceiros, sejam eles os sogros, filhos, a televisão, amigos, uma secretária, ou até mesmo um telefone.

2) O testemunho da família tem de ser vigiado a qualquer custo, pois a família é o primeiro lugar onde pessoas vão olhar para ver a presença de Deus na terra.

3) Os pais devem se dedicar “de corpo e alma” à tarefa de resgatar seus filhos das trevas, trazendo-os para Cristo e

pr-eudes-e-pra-meire
Pastor Eudes Ferreira e Pastora Meire Aguiar

educando-os nos caminhos do Senhor.

4) Filhos não ocupam o centro da família, mas são membros bem-vindos ao círculo familiar. O relacionamento marido-esposa constitui o centro de uma família estável. Os pais precisam aprender a valorizar e priorizar o seu relacionamento em primeiro lugar.

5) Relacionamentos de namoro e noivado devem ser protegidos contra intimidades físicas, que Deus reservou para a união conjugal (Hb 13:4). “O que Deus não ajuntou, não junte o homem!” Intimidade precoce suja a imagem de Deus no casal antes de ser completamente formada.

Apesar de todas as crises familiares em nossos dias, a família não está morta, pois o Senhor tem interesse em ver nossas famílias sempre saudáveis.  Mas, para não morrer, a família precisa voltar à sua primeira razão de existir: espelhar a imagem de Deus.

A família precisa ser protegida a qualquer custo, pois ela revela Deus para o mundo.

A igreja, como instrumento de Deus, pode e deve investir na restauração dos valores familiares. Novos convertidos chegam à igreja com o sistema de valores do mundo, e isso precisa ser trabalhado. Como igreja, não podemos desperdiçar as oportunidades que temos para ministrar aos pais, mães, filhos, e família em geral, aproveitando toda ocasião para aplicar os valores contidos na Palavra de Deus: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. (João 8:32).

Se assim fizermos, os padrões de comportamento adquiridos no mundo serão substituídos pelos santos padrões da Palavra de Deus, e dessa forma caminharemos de volta para o plano original de Deus para a família. “E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12:2)

E se formos criticados por isso? Por querer aplicar em nossa casa aquilo que está na Palavra de Deus? E se formos tachados de arcaicos e de atrasados? Não precisamos nos preocupar com isso. Como já dissemos, o final das coisas é melhor do que o começo. No fim, o tempo dirá quem estava certo e quem estava errado.

Um casamento feliz, filhos saudáveis e ajustados será o resultado daqueles que escolherem caminhar nas veredas antigas de Deus. “…Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas…” (Jeremias 6:16)

 

Pr. Eudes Ferreira

http://contato@batistarenascer.com

Bacharel em Teologia, pós-graduado em Psicanálise, pastor e vice-presidente da Igreja Batista Renascer.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x