jovens
Série "O Favor de Deus"

O favor de Deus sobre a juventude

Muitos jovens sabem o que é orar, mas não oram, sabem o que é ler a bíblia, mas não leem, sabem o que é jejuar, mas não jejuam, e a pergunta é: por que isso acontece? Somos uma geração que sabe demais e conhece muito pouco.

Neste ano de 2016, Deus está ministrando esse tema em nossos corações de uma forma maravilhosa: O FAVOR DE DEUS.

Este tema tem trago um grande impacto sobre a igreja, pois começamos a entender que ao falar sobre o Favor de Deus, não estamos mencionando apenas algumas bênçãos específicas, mas sim, a própria vontade de Deus para as nossas vidas. Deus não nos abençoa apenas para nos satisfazer ou para nos cativar em nossas necessidades e vaidades, Ele nos abençoa para que venhamos a cumprir o propósito que Ele mesmo já determinou em nossas vidas.

Em uma sociedade capitalista, virtual e midiática como essa em que vivemos, onde as pessoas são dominadas pelo dinheiro, consumismo, vaidade, comida, etc, temos dificuldade de trabalhar o que significa o verdadeiro favor de Deus na vida de uma pessoa. Temos um trabalho árduo ao ter que desvincular o propósito de Deus nas nossas vidas, da nossa mentalidade egoísta e superficial.

Diante de toda essa pós-modernidade que estamos vivendo, Deus está ministrando em nossos corações o Favor d’Ele para nossas vidas.

E a nossa Juventude? Com os nossos jovens não tem sido diferente. Estamos vendo uma geração de jovens se levantando, não somente dentro da igreja, mas em todas as esferas da sociedade. Muitos jovens estão entendendo o que está escrito em 1 João 2:13-14, onde descreve que somos fortes e que já vencemos o maligno.

No cenário de pós-modernidade, talvez o problema mais grave para a juventude hoje, seja a falta de paternidade na vida dos jovens. Há muitos filhos órfãos de pais vivos, filhos sem referencial de autoridade e amor paternal. Jovens com sérios problemas emocionais, indecisos, ansiosos, e tantas crises existenciais causadas por várias formas de abusos.

Mas, o maravilhoso é que estamos entendendo o favor do Senhor em toda a sua plenitude. Há a revelação de que o favor do Senhor opera nas três esferas do nosso ser: corpo, alma e espírito.

70df676a-9787-4230-a580-dde815c35c74

Pr. Pablo Peixoto e sua esposa Pra. Juliana Peixoto

Muitos jovens, por exemplo, tem experimentado o Favor de Deus em suas emoções, onde cadeias emocionais tem sido destruídas. Outros, obtendo o Favor no espírito, experiências com Deus, revelações da Palavra, outros ainda, obtendo favor em seu corpo físico, sendo livres de doenças e tantas sequelas de uma vida desequilibrada.

Mas, umas das coisas mais belas que temos visto acontecer no meio de nossa juventude é que Deus não está ministrando o favor d’Ele de forma individual, apenas na vida dos nossos Jovens, mas isso tem acontecido também de forma coletiva. Deus tem restaurado o poder da unidade no meio da juventude, e temos visto por meio da unidade, o favor de Deus vindo de uma forma muito especial sobre nossos jovens, entendendo que unidade não significa uniformidade.

Deus não exige que sejamos todos iguais, Deus exige que sejamos unidos, pois a unidade é a união das diferenças em um propósito. Essa definição de unidade foi uma das primeiras coisas que Deus trabalhou em nosso meio nesse ano de Favor. Entendemos que nós até poderíamos receber o favor de Deus em nossas próprias vidas, e sermos grandemente abençoados, mas entendemos também que há propósitos maiores no Reino de Deus.

Deus quer estabelecer o Favor d’Ele para uma geração, e só uma geração de jovens unidos conseguirão trazer o Favor de Deus para essa geração.

Outro fator importante, é que temos obtido o Favor de Deus por meio da restauração das disciplinas espirituais básicas da nossa fé, sobretudo as disciplinas interiores, como: a oração, a meditação, a leitura da bíblia e do jejum. Parece até engraçado, ou até mesmo estranho falarmos que Deus está restaurando essas disciplinas em nosso meio, mas a verdade, é que somos a geração da internet, com muita informação e pouco conhecimento, e não tem sido diferente dentro da igreja, principalmente na vida do jovem.

Muitos jovens sabem o que é orar, mas não oram, sabem o que é ler a bíblia, mas não leem, sabem o que é jejuar, mas não jejuam, e a pergunta é: por que isso acontece? Somos uma geração que sabe demais e conhece muito pouco.

Esse é o cenário pós-moderno que nossos jovens estão vivendo, porém Deus está ministrando o favor d’Ele nessa juventude, e temos visto jovens se apaixonando pela oração, pela meditação e leitura da Palavra, aliás vale ressaltar que um espírito de busca pelo conhecimento tem atingido nossos jovens.

Quando percebemos nossas disciplinas espirituais sendo restauradas começamos a entender o que Deus realmente espera de nós, e visualizar o favor de Deus em nossas vidas para os objetivos celestiais, para a implantação do Reino de Deus nessa Terra.

No livro de Daniel, temos a história de um jovem que é inspiradora para nossa juventude. Ao ler a história do jovem Daniel, somos impactados com a contextualização e a atualidade da Palavra de Deus. Daniel foi levado muito jovem ao cativeiro, provavelmente ainda adolescente, um garoto. Ele foi levado para longe de sua cultura, para longe de seus familiares, e estava agora diante de uma situação onde somente o Favor de Deus poderia mudar a sua sorte. Como já sabemos, Daniel encontrou o favor do Senhor juntamente com seus amigos, porém os passos de Daniel para obter o favor do Senhor durante todo aquele período de cativeiro, são importantíssimos para nós hoje.

Destaco três aspectos de Daniel que são essenciais para os nossos jovens hoje obterem o Favor do Senhor.

O primeiro aspecto é o posicionamento. Daniel não teve medo de se posicionar “Daniel assentou em seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com os vinhos que ele bebia”. (Daniel 1:8). Temos ensinado aos nossos jovens a importância de um posicionamento centrado na vontade de Deus. Em nossa geração, muitos jovens foram intitulados de rebeldes ao longo das décadas, devido aos seus posicionamentos contra cultura. A juventude sempre foi um fator de mudança e de mobilização na sociedade. Porém, nos distanciamos dos propósitos de Deus.

O poder de impacto do Cristianismo depende muito do nosso posicionamento em Cristo Jesus. O evangelho confronta, Deus usa pessoas, e temos a convicção que o Senhor está prestes a liberar um favor sobrenatural sobre essa juventude, a partir de um posicionamento radical contra a cultura do mundo, para estabelecer o Reino de Deus nessa Terra.

O segundo aspecto, era a vida santa de Daniel. Daniel mantinha uma vida de separação. “…entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas da banda de Jerusalém, três vezes ao dia, se punha de joelhos, orava e confessava diante do seu Deus, como também antes costumava a fazer”. (Daniel 6:10).

Daniel tinha uma vida separada para Deus. A vida santa de Daniel atraiu o favor de Deus sobre sua vida. Ele tinha suas disciplinas espirituais muito bem exercitadas. É perceptível em sua vida a meditação, a oração, o jejum e o estudo das escrituras. Daniel enfrentou uma oposição muito forte por causa de suas disciplinas espirituais, e hoje não é diferente com nossos jovens, são muitos os atrativos ao nosso redor, são muitas as filosofias e os pensamentos que nos tiram de uma vida de total entrega para Deus. É comum um jovem sofrer oposições por causa de uma vida de devocional a Deus.

O terceiro aspecto muito importante é a excelência. Daniel tinha um espírito excelente. Gosto de dizer aos jovens que excelência é fazer o melhor possível com o melhor que nós temos. Daniel estava longe de sua casa, sua família, sua cultura, ele estava distante de tudo aquilo que tinha sido projetado para ele na condição de nobre e príncipe dos Judeus. Mas, mesmo diante de tudo isso Daniel não perdeu seu espírito excelente, ele obteve não apenas o favor do seu Deus, como também o favor dos governantes. Ele foi benção e voz profética de Deus em uma terra estranha. Daniel governou e teve autoridade em uma terra distante.

Para honra e glória do Senhor, uma mudança de mentalidade tem envolvido nossa juventude, e jovens tem assumido um espírito excelente, não somente na casa de Deus, mas em outras esferas da sociedade.  Aprendemos com Daniel que excelência é um estilo de vida, e não uma ação isolada. Se o caráter de Deus é excelente e nós somos teus filhos, logo, devemos ser excelentes. A excelência atrai o favor de Deus.

O favor de Deus não virá para nos trazer um banquete de bênçãos, e sim para nos posicionar no centro da vontade d’Ele para nossas vidas.

O verdadeiro favor do Senhor sempre vem acompanhado de uma porção do conhecimento do próprio Deus. Ser favorecido por Deus é muito mais do que ganhar presentes de Deus, é conhecê-lo, principalmente no âmbito da Paternidade divina, mesmo em uma sociedade, onde o conceito de paternidade parece não fazer tanto sentido.

Cremos que o quadro profético desses últimos tempos é de uma juventude estabelecendo o Reino de Deus nessa geração, por meio do Favor de Deus, e tendo como pilar, a unidade, o posicionamento, uma vida santa e um espírito excelente. Nossa juventude está fazendo a diferença!

O favor de Deus sobre a juventude

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo