Série "O Favor de Deus"

O Favor de Deus sobre as nossas orações

Você sabia que Jesus deseja formar um povo que ora? Seu mandamento é claro nos Evangelhos, e o assunto é tão importante, que Ele nos diz o porquê, como, por quem e pelo que devemos orar.Mas você sabe o que é a oração ou os efeitos dela em nossas vidas? Se a resposta for negativa, então como obter o favor de algo que se desconhece?

A oração arremessa-nos à fronteira da vida espiritual. A disciplina espiritual da oração é o que nos leva à obra mais profunda e mais elevada do espírito humano.A oração verdadeira cria e transforma a vida.Orar é mudar. A oração é a avenida central que Deus usa para nos transformar. Então, se não estivermos dispostos a mudar, abandonaremos a oração como característica perceptível de nossas vidas. Quanto mais nos aproximamos do pulsar do coração de Deus, mais vemos nossa necessidade e mais desejamos assemelhar-nos a Cristo.

Quando oramos de forma lenta e graciosamente, Deus revela nossos esconderijos e nos livra deles. “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres” (Tiago 4.3). Quem nunca leu esse versículo e já se perguntou: como orar corretamente? Como não pedir mal?

prjonathas-clivia

Pr. Jonathas e sua esposa Clívia

Pedir “corretamente” envolve paixões transformadas e renovação total. Na oração, na verdadeira oração, começamos a pensar os pensamentos de Deus à Sua maneira, desejamos as coisas que Ele deseja e amamos as coisas que Ele ama. Progressivamente, aprendemos a ver as coisas pela perspectiva Divina.A oração é um assunto tão vasto e tão complexo, que de imediato reconhecemos a impossibilidade, de mesmo levemente, tocar em todos os seus aspectos em um único texto.

Apesar de imaginarmos que o filho de Deus não tinha necessidade de orar, Ele próprio dá a nós grandes ensinamentos, como por exemplo: como ser humano perfeito, se levantando de madrugada para orar (Marcos 1.35), procurando oportunidades para orar sozinho (Mateus 14.23), passando a noite inteira em oração (Lucas 6.12) e no final, preparando-se para o sofrimento (Lucas 22.41,52).

Mas, porque orar? Por que Jesus considerava a oração tão importante para os seus seguidores? O motivo é que a oração corresponde a dois grandes propósitos de Deus, e que Jesus veio cumprir: a Glória de Deus e a nossa alegria.

Jesus disse: “E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no filho.” (João 14:13). A oração foi planejada por Deus para manifestar tanto a plenitude d’Ele, quanto a nossa necessidade. A Oração glorifica a Deus porque nos posiciona como sedentos e coloca Deus na posição de fonte que sacia a nossa sede.

Como então devemos orar? A solicitude de Deus em nos atender, e Seu perfeito conhecimento do que necessitamos antes de pedir, significa que devemos usar palavras simples e rejeitar as vãs repetições baseadas na ideia de que Deus se comove com nossos poemas curtos e monótonos. Ou seja, devemos orar com simplicidade, perseverança, em nome de Jesus, com fé, e não para recebermos elogios.

Devemos orar por nós e pelos nossos irmãos, não porque merecemos, pois a oração não tem relação com merecimento, e sim com misericórdia. Oramos por nós, porque somos fracos, temos muita propensão para pecar e dependemos inteiramente de ser preservados pela graça, a fim de que nossa frágil obediência se sustente. Jesus disse: “vocês orem assim […]. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”.

Pelo que Jesus ordena que oremos? Oramos por nós, pelos outros e pelo mundo, declarando que honramos e respeitamos o nome de Deus acima de todas as coisas. Oramos para que o poder salvador e purificador de Deus, o poder que exalta Jesus, domine a nossa vida e venha, um dia, manifestar-se de forma ampla e universal. Oramos para fazer a vontade de Deus. Oramos pelo sustento do corpo e da mente, para vivermos uma vida de obediência nesse mundo. Oramos pelo perdão de nossos pecados diários a fim de honrar a Deus como se deve, isto é, pedimos a Deus que nos conceda todos os dias a perfeita redenção.

Portanto, entregue a sua vida em oração para Deus e veja o que Ele fará!

O Favor de Deus sobre as nossas orações

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo