profissional
Artigos

O que se espera do profissional do futuro?

Paulo Rogê

No início desse século acompanhamos o advento da internet, e com ela muitas coisas se transformaram. As relações pessoais, o consumo, a própria tecnologia e a percepção do tempo foram as que mais sofreram mudanças. Nesse cenário um personagem ganhou destaque: o profissional do futuro. Muito se discute sobre o que se espera dele diante dessa nova realidade.

Como Coach e estudioso do comportamento humano, conduzo as pessoas a alcançar a sua Melhor Versão, identificando as suas qualidades, pontos de melhoria e limitações, sendo capazes de desenvolver novas habilidades e competências, ter um bom relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho, e assim, aumentar sua produtividade e entrega de resultados para a organização.

Posso afirmar que o profissional do futuro é aquele que, além da formação acadêmica, possui comportamento, habilidades, capacidades e valores alinhados à empresa. Em termos de conceito penso que não apenas a formação acadêmica do profissional será levada em conta, independentemente das áreas e profissões que serão consideradas promissoras nos próximos anos, devemos pensar no comportamento, nas habilidades, capacidades, valores, ética e autoconhecimento dos profissionais. Esses já são e serão os diferenciais competitivos do mercado no futuro, bem como as seguintes características:

Autoconhecimento – o profissional do futuro é aquele que busca identificar seus pontos positivos e prontos de melhoria, e ainda potencializa suas habilidades e competências, para assim, contribuir de forma positiva com a empresa em que trabalha. Esse profissional toma decisões seguras, tem foco, otimiza processos e alcança resultados eficazes.

Inteligência Emocional – é essencial que o profissional tenha capacidade de entender e lidar com suas emoções, para então, contribuir com seu próprio desenvolvimento e dos demais colegas de trabalho.

Flexibilidade – devido as constantes mudanças do mercado e das empresas, o ideal é que o profissional do futuro seja flexível a situações como imprevistos e novos desafios, e consiga transformá-las em oportunidades, se adaptando a elas sem que a sua performance sofra consequências negativas.

Agilidade – vivemos na era da tecnologia, assim, rapidez e agilidade são qualidades profissionais fundamentais aos bons colaboradores. Isso gera à empresa diminuição de retrabalho, economia dos recursos financeiros, otimização dos processos e melhores entregas.

Capacitação – o profissional deve estar em constante aprendizado, fazer cursos, especializações, formações, workshops, capacitações, etc.

Comunicação – além de saber se expressar, uma habilidade muito valorizada é o ato de saber ouvir diferentes opiniões, entender as necessidades de toda a empresa, repassar processos, passar e receber feedbacks construtivos.

Proatividade – o profissional do futuro deve tomar iniciativa, dar ideias para melhorar os processos de trabalho, contribuir com o desenvolvimento da empresa e assim colaborar com o seu destaque no mercado em que atua.

Criatividade – exercer o lado criativo e criar novas formas de trabalho e projetos garantem à empresa capacidade de inovação, aprimoramento de novas habilidades e maximização da performance.

Equilíbrio – é essencial que o profissional do futuro saiba equilibrar sua carreira e sua vida pessoal. Se aperfeiçoar é fundamental, mas nada disso adianta se ele não buscar o alinhamento de outros aspectos da sua vida, como relacionamentos, hobbies, família, etc.

Diferente do profissional tradicional que executa suas atividades dentro da empresa de forma linear, o profissional do futuro é aquele que influencia, de forma positiva, todos à sua volta e trabalha em um meio que valoriza cada colaborador e o trabalho em equipe, bem como suas competências, necessidades e desenvolvimento.

O que se espera do profissional do futuro?

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo