receber mais de Deus
Palavras Pastorais

O verdadeiro propósito de Deus para as nossas vidas

Quero começar essa reflexão com passagem bíblica de Lucas, capítulo 17, versículos 11 ao 19. Esse texto descreve com precisão maravilhosa, o momento em que dez leprosos, mesmo de longe, formaram um coro e clamaram por Jesus, pedindo que Ele tivesse misericórdia deles. Veja:

“A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galileia.
Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância
e gritaram em alta voz: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós! ”
Ao vê-los, ele disse: “Vão mostrar-se aos sacerdotes”. Enquanto eles iam, foram purificados.
Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz.
Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano.
Jesus perguntou: “Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro? ”
Então ele lhe disse: “Levante-se e vá; a sua fé o salvou”.
(Lucas 17:11-19)

A lei talmúdica, que era a lei de Moisés, prescrevia a distância de 100 passos ou 90 metros, como o afastamento que um leproso tinha que manter de qualquer pessoa, do contrário ele era passível de morte. O que eu acho interessante nessa passagem é a resposta de Jesus: Ele apenas os mandou ir aos sacerdotes. Jesus não expressou uma palavra de cura, como: “Eu declaro que vocês estão curados”, ou “em meu nome, sejam curados”. Jesus apenas disse: “vão mostrar-se aos sacerdotes”. O laudo da constatação da cura ou da doença era realizado pelos sacerdotes. Eles examinavam esses enfermos e diziam se podiam ou não conviver em família e em sociedade. Os leprosos obedecem e foram curados.

É interessante ressaltar que não são todos os leprosos, paralíticos ou doentes que são curados ou alcançam o benefício desejado. Não são todos os homens de negócio que são bem-sucedidos, não são todos que conseguem alcançar sucesso profissional. Não são todos os cristãos que tem os seus problemas resolvidos. Mas, precisamos entender: não foi propósito de Jesus vir para trazer plena satisfação a todos, muito menos para resolver os meus ou os seus problemas.

O verdadeiros propósito de Jesus para as nossas vidas é trazer a salvação e nos apontar o caminho para o céu. O restante, depende da forma com que você lida com a vida e os problemas que aparecem durante a sua caminhada cristã.

Por isso, precisamos saber lidar com o mundo natural e espiritual. Para você viver bem nesse mundo natural é fato que você precisa se preparar, pois Deus abre portas para quem se prepara. Portanto, seja o melhor naquilo que você faz.

É fato também que existem situações que serão facilitadas pelo seu conhecimento, sua capacidade, inteligência e empatia, mas você vai perceber que existem coisas que só o relacionamento com Deus irá resolver. Para o Senhor, o que importa é o seu comprometimento com Ele.

Na passagem de Lucas citada, vemos que os leprosos foram na fonte, que era Jesus Cristo. No versículo 14 lemos que a chave para esse milagre na vida deles foi a obediência incondicional. Todos os leprosos foram curados no meio do caminho, e não instantaneamente. Quando você receber uma ordem da parte de Deus, vá em frente e não tenha medo dos desafios, pois talvez seja no caminho que tudo pode acontecer. Só obedeça, é isso que Deus quer de nós.

Outra característica muito importante é o que está descrito nos versos 15 e 19: a gratidão. No meio do caminho eles perceberam que estavam curados, mas apenas um voltou para agradecer. O grau em que somos gratos é um indicador claro e precioso da nossa saúde espiritual. Por isso, aprenda a ser grato a Deus.

Deus é contigo!

O verdadeiro propósito de Deus para as nossas vidas

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo