Os princípios da liderança de Jesus: até o fim

Existe, atualmente, uma crise mundial de liderança. Jesus nos deixou o grande exemplo de si mesmo quando se trata deste assunto, a respeito de como sermos líderes segundo o coração de Deus através de um “manual” chamado BÍBLIA SAGRADA.

Quantas pessoas buscam a liderança com o interesse de possuir poder? Muitos líderes têm buscado exemplos em outros líderes que obtiveram sucesso. No entanto, Jesus nos deixou um grande exemplo de liderança baseada no servir.

Ao observar a conduta de liderança de Jesus Cristo, vemos que Ele não seguia os princípios ou o modelo dos escribas, fariseus ou os mestres e doutores da Lei, pelo contrário, Ele procurava agradar o coração de Deus. O filho de Deus era pleno em conhecimento, tornando-se aquilo que Ele mesmo pronunciava. Ele sempre declarou-se filho de Deus, dizendo que o Pai o amava.

Veja algumas características desse grande líder:

  • Jesus foi fiel à Sua missão – Sempre soube e teve convicção do “porquê” de sua vinda aqui na Terra. Veio com a missão de ensinar as pessoas uma forma melhor de viver, baseada no amor de Deus.
  • Jesus sempre acreditou em si mesmo – Exemplo de uma das pessoas mais confiantes que já existiram, Ele via a si mesmo como uma oportunidade vital para as pessoas. Quando acreditamos em nosso potencial, desenvolvemos uma qualidade de liderança fundamental. Um líder demonstra insegurança ao ficar oscilando sem tomar uma posição firme diante de qualquer circunstância.
  • Jesus nunca dependeu da aprovação dos outros – Muitos líderes desta época reconheciam o senhorio de Jesus, mas não podiam assumir por causa dos fariseus, tinham medo de serem expulsos das sinagogas. Mas Jesus se preocupou apenas em pregar a salvação, essa era a sua missão.
  • Jesus sabia direcionar suas energias, não as desperdiçava – Ele era um excelente recrutador de seguidores, não ficava se desgastando, suplicando que as pessoas o seguisse, nem manipulava os seus liderados.
  • Jesus formou uma equipe – Assim que começou a sua missão, Jesus formou a sua equipe. Seu pedido de “siga-me” atraía e conquistava as pessoas como um grande líder. Quando formamos uma equipe e distribuímos as tarefas estamos exercendo outro grande atributo de liderança saudável.
  • Jesus tinha compaixão pelas almas – Um líder deve se importar com os outros e dar às pessoas uma visão maior sobre elas mesmas. Jesus sempre ofereceu algo muito maior, que é o amor de Deus, com a intenção de trazer o crescimento espiritual e emocional. Hoje, os líderes que oferecerem isto, com certeza terão seguidores.
  • Jesus era transparente, totalmente aberto às pessoas – Enquanto líderes, devemos velar pela verdade, pois não conseguimos esconder defeitos e pecados. Jesus, por exemplo, nunca escondeu suas lágrimas.

Mesmo sendo traído e negado, Jesus jamais deixou de amar as pessoas e em especial a sua “EQUIPE” de discípulos. Ele os amou até o fim.

Você que se encontra na posição de liderança, aprenda com Jesus os princípios que, podem até não te tornar grande, mas com certeza te tornarão uma pessoa amada e admirada. Não se importe com o que as pessoas façam, falem, pensem ou achem de você, você deve amá-las até o fim.

Pr. Giovanni Gondim

Por Giovanni e Irlene Gondim. Casados, pais, profissionais autônomos e pastores da Igreja Batista Renascer

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x