futuro
Palavras Pastorais

Quatro coisas que podem fazer a diferença no seu futuro

Fotografia: Paulo Rogê

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (João 16:33)

Viver o presente é, definitivamente, a lição mais importante em um mundo onde a rapidez na tomada de decisões prevalece. Ao contrário do que pode parecer, estar no presente não significa ignorar o futuro e esquecer o passado. Em nossas lembranças estão todas as coisas que aprendemos, conquistamos e vivemos, e em nossos pensamentos sobre o futuro estão nossos sonhos, planos e objetivos. É por isso que, quando falamos em futuro, não estamos excluindo o presente, e o mesmo vale para o passado.

O futuro é algo que preocupa todo ser humano. A prova disso é que ao ler essa mensagem, provavelmente algum leitor tenha pensado no que irá fazer amanhã.

O versículo bíblico de Jeremias 29:12, diz: “Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei”. Isso significa que toda direção que você precisa para o seu futuro, vem através da oração. Lamentavelmente, estamos vivendo um verdadeiro caos em nossa sociedade, pois a maioria das pessoas não percebe a importância da oração e da orientação de Deus através da Palavra.

Essa mensagem descreve coisas que você pode fazer hoje pelo bem do seu futuro, mas, na verdade, tudo o que você faz de bom hoje é também pelo bem de hoje. O “bônus” de tudo isso é a certeza de colher bons frutos lá na frente. Por isso, vale muito a pena praticar as quatro ações que sugiro a seguir, pois podem fazer a diferença no seu futuro:

  • Decisões assertivas – Toda decisão tem um resultado positivo ou negativo em sua vida. Por isso, para ter um futuro tranquilo é preciso tomar decisões precisas e agradáveis aos olhos do Senhor. Entenda que você é responsável pelas suas escolhas e decisões. Você pode decidir com quem irá se casar, que profissão irá seguir e até mesmo se deseja ou não a salvação. Tudo dependerá da sua decisão. Por essa razão, não seja precipitado em suas decisões, seja cuidadoso, pois as suas decisões podem mudar o seu destino.
  • Evite distrações –Desvie-se das distrações que a vida pode lhe oferecer, pois as distrações são temporárias, mas as suas consequências são eternas. Há algumas distrações que podem destruir a sua história, como por exemplo: a ganância por poder, a ambição pelo dinheiro e o sexo ilícito. Tendo uma vida sem descuidos e com metas, com certeza você terá uma vida melhor.
  • Tenha mentores – quem são as pessoas que te orientam e te ajudam a tomar decisões importantes em sua vida? Saiba que uma palavra, um conselho e até mesmo uma repreensão pode mudar o seu futuro. O mentor é aquela pessoa sábia e sensata que pode te orientar em várias áreas de sua vida, como casamento, profissão e até mesmo decisões ministeriais. O verdadeiro mentor não aceita os seus erros, pelo contrário, ele os aponta e lhe aconselha a melhorar. Você pode escolher as pessoas certas para estar ao seu lado e te dar bons conselhos. Tudo dependerá de suas escolhas. Ninguém anda só ou vive só, precisamos uns dos outros, pois a vida cristã é feita de relacionamentos.
  • Determinação – O dicionário da Língua Portuguesa traz o seguinte conceito sobre determinação: “Firmeza; persistência para conseguir o que se deseja”. Ter metas em sua vida e ser perseverante fará toda a diferença em seu futuro. Infelizmente, hoje vejo homens fracos, que não são determinados em nenhuma área da sua vida e desistem com facilidade das coisas. Seja determinado e não desista na primeira tentativa ou no primeiro problema. Entenda que as crises e as adversidades nos fazem crescer e criar novas oportunidades. Por isso, vença as suas limitações sempre com determinação e ânimo.

Mude o seu interior, reveja a sua perspectiva em relação ao mundo, à sua família, ao seu futuro e todos que estão a sua volta. Visualize dias de excelência em sua vida. Projete e escolha um futuro melhor para você e sua família. Deus te abençoe, em nome de Jesus!

Quatro coisas que podem fazer a diferença no seu futuro

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo