saúde emocional
Ser Mulher

Saúde emocional da mulher: como cuidar?

Mulheres são mais propensas a terem desequilíbrio emocional. E nem é preciso ser um expert no assunto para se chegar a essa conclusão, já que todos conhecem a famosa TPM. As mulheres são regidas por fatores hormonais desde o ventre materno, e por conta disso, elas apresentam riscos maiores de sofrer de depressão, pânico e outras doenças emocionais.

Muito se fala hoje em dia sobre a saúde física. Ser fitness está na moda. Os meios de comunicação e a indústria alimentícia estão voltadas para a saúde do corpo. Mas, e a saúde emocional? Pouco tem se falado sobre estar bem e em paz consigo mesma.

Mas, o que é saúde emocional? Pode-se definir saúde emocional como “a forma de se sentir em relação a si mesmo e com as pessoas que estão ao seu redor”, a capacidade de controlar os sentimentos e de enfrentar as dificuldades.

Ter uma boa saúde emocional não é ter ausência de problemas, mas refere-se à presença de características positivas em relação aos problemas, ou seja, ter autoconfiança, capacidade de lidar com situações estressantes, se recuperar de uma adversidade, ter capacidade de construir e manter relacionamentos satisfatórios, ser flexível para aprender coisas novas, se adaptar às mudanças, entre várias outras.

Para se ter saúde emocional é necessário alimentar as emoções de forma correta, da mesma forma que alimentamos o nosso corpo para sermos saudáveis. A boa noticia é que uma boa saúde emocional não é algo inatingível e seus benefícios são inúmeros, como, por exemplo: ter maior produtividade e qualidade de vida.

Mas afinal de contas, como alcançar uma boa saúde emocional? Uma das principais atitudes é exercer o autoconhecimento. Saber sobre si é o melhor caminho para se ter emoções positivas, relacionamentos saudáveis e propósito de vida.

Buscar ajuda quando percebemos que algo não está certo em nós mesmos é o primeiro passo, fortalecer a autoestima e investir em si mesmo são os passos seguintes. Assim, você mulher estará mais preparada para enfrentar os desafios quando eles surgirem.

Você também pode praticar alguns itens que a faça sentir-se bem e que tem tudo a ver com saúde emocional. São eles:

  • Ir em busca de seus objetivos;
  • Fazer coisas boas para os outros e ser útil para outras pessoas;
  • Praticar autodisciplina e autocontrole;
  • Aprender coisas novas;
  • Realizar coisas novas, ter tempo para atividades de lazer;
  • Controlar adequadamente seus níveis de estresse.

Através de novas percepções, significados e conceitos, alimentados de forma correta, podemos construir um novo caminho para a nossa saúde emocional.

Saúde emocional da mulher: como cuidar?

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo