segurança
Segurança em pauta

Segurança na terceira idade

Paulo Rogê

Já estamos no ano de 2018. Este será, para a Igreja Batista Renascer, o ano da honra, tema de nossas orações. Honra significa dever, dignidade e justiça. Temos por obrigação honrar àqueles que fizeram algo por nós, ainda que não diretamente. Para Deus deve-se levar toda honra de nossas condutas. Devemos honrar a Deus quando trabalhamos, quando estamos na igreja, em família, no trabalho, etc. Mas devemos honrar a Deus também quando estamos sozinhos. A honra precisa dos relacionamentos. Mas há outras pessoas e entidades que precisamos honrar. Precisamos honrar nossa família, o cônjuge, os filhos, os pais e avós. Precisamos honrar os pastores e as autoridades, conforme está escrito em Romanos 13. A vida de um Cristão deve ter por base a honra conferida a outro, e não a si mesmo.

Entre tantas pessoas e entes que devemos honrar, há uma classe de quem eu quero falar particularmente. Trata-se de nossos idosos, agora chamados, com razão, de “pessoas em idade plena”. Estas pessoas que nos antecederam no curso da vida, precisam ser reconhecidas pelo legado e pelo que fizeram antes de nós. Delas devemos cuidar, as ouvindo e respeitando. Por tudo que nossos idosos já fizeram, destaca-se um detalhe essencial: a experiência. Por isto, neste espírito de honra e dar honra a quem merece, a coluna Segurança em Pauta, traz alguns princípios norteadores da:

Segurança na terceira idade

Se você é idoso ou tem algum idoso em sua família, alguns detalhes são importantes para a segurança do dia-a-dia. Não pense que o idoso dá trabalho, porque no fundo estas dicas servirão também para jovens e, talvez para as crianças que porventura você tenha em casa. Dicas que já passamos, como não aceitar ajuda de estranho nos caixas eletrônicos, conduzir bolsas junto ao corpo, não expor celulares e joias em locais públicos, não andar em locais ermos, por exemplo, servem para idosos, jovens e crianças. Igualmente acontece quando pensamos no ambiente do lar.

Assim, o uso de piso emborrachado em escadas, uso de calçados adequados sem salto e de sola de borracha, além de evitar o uso de escadas ou apoios em pisos escorregadios e tapetes em áreas de circulação, também servirão para toda a família.

É importante que o idoso tenha anotado contatos de emergência, além de números de pessoas e/ou documentos que possam ajudar, já que numa situação de stress será mais difícil recordar. Recomenda-se a impressão de uma lista de emergência com números e dados relevantes, assim como o tipo sanguíneo da pessoa. Se possível, confeccione uma pulseira ou um colar com estes dados. Eles poderão facilitar a vida de todos, inclusive a sua. Se for fazer uma transação mais complexa, como uma compra de aparelhos caros ou movimentação bancária, o ideal é que tenha a companhia de alguém de confiança. Lembre-se: honrar as pessoas que fizeram algo por você é uma maneira que você tem de honrar o Senhor em sua vida. Deus continue abençoando você.

Eu sou o Coronel Viveiros, presbítero da Igreja Batista Renascer. Que você possa viver momentos de alegria na presença de sua família nesse ano novo que se inicia.

Frequente a Escola Bíblica Dominical. Nossas aulas são sempre aos domingos a partir de 9 horas.

Segurança na terceira idade

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo