protagonista
#Unidos

Seja um protagonista e não apenas mais uma vítima

Fotografia: Paulo Rogê

O sucesso não é nada fácil. Na maioria das vezes, ele só é alcançado mediante muito esforço, dedicação e até mesmo após algumas tentativas fracassadas. Já dizia Einstein: “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”.

Somos tendenciosos em exaltar nossos pontos negativos e deixar de lado os positivos. Ficamos cegos diante dos problemas e investimos pouca energia em identificar as oportunidades que os problemas nos geram. Os maiores inventos da história da humanidade, por exemplo, foram criados a partir de uma necessidade e de muito esforço, ou seja, um problema foi levantado, e isso proporcionou uma bela oportunidade.

Como exemplo, temos uma das contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico: a lâmpada elétrica incandescente, desenvolvida por Thomas Alva Edison, um dos maiores inventores que o mundo conheceu.

Edison foi um dos precursores da revolução tecnológica do século XX e teve também um papel determinante na indústria do cinema. Antes de obter o sucesso, Thomas Edison não era visto como uma pessoa inteligentíssima, pelo contrário, chegou a ser taxado por seus professores como uma pessoa intelectualmente limitada, sem qualquer capacidade de aprendizado, e todos duvidavam dele. Entretanto, ele não se fez de vítima, pelo contrário, foi um grande protagonista no ramo da ciência.  Suas célebres frases ecoam até os dias de hoje: “Eu não falhei, encontrei mil soluções que não davam certo”. “Muitas das falhas da vida acontecem quando as pessoas não percebem o quão perto estão quando desistem”.  “Gênio: 1% de inspiração e 99% de transpiração”.

Refletindo sobre ser um protagonista da minha vida, aos dezenove anos tive que tomar uma importante decisão: continuar agindo como vítima do sistema ou me posicionar para me tornar um jovem protagonista independente das circunstâncias. Decidi mergulhar nas Escrituras Sagradas e fui profundamente influenciado por grandes protagonistas e verdades absolutas ali descritas. Ao meditar nela, descobri que poderia ter todo o potencial para soluções de problemas reais, pois qualidades como força (Provérbios 20:29), visão (Joel 2:28) e deslumbramento (Salmos 71:17), todas úteis na ação transformacional, estavam disponíveis mediante à fé.

Entendi que a inteligência, o conhecimento e as habilidades necessárias para obter o êxito e ser bem sucedido em tudo aquilo que eu colocasse as mãos para fazer, estavam no Espírito de Deus, o mesmo Espírito que encheu o interior de Bezalel (Êxodo 31:3). Entendi que os líderes bíblicos foram instrumentos de Deus para a transformação cultural e promoção do bem. Davi, por exemplo, foi um homem vocacionado para liderar Israel, conhecido por ser um homem segundo o coração de Deus, protagonista do reinado mais próspero e influente que Israel já teve (I Samuel 16). Samuel, um grande profeta que liderou o povo de Israel contra a opressão dos filisteus, protagonista que pôs fim a corrupção do sacerdócio (I Samuel 1-7). E o que dizer do maior protagonista que os olhos já viram? Aquele que dividiu a história, o maior líder que passou por essa terra, o homem mais inteligente de todos os tempos, Jesus de Nazaré.

Hoje, tenho experimentado dos frutos revelados pela Verdade. Profissionalmente, tive a oportunidade de ser promovido cinco vezes em uma multinacional europeia em tempo recorde. Tornei-me um case de sucesso apresentado a um instituto japonês formado por engenheiros. Sou responsável por liderar mais de cinquenta técnicos e sete analistas formados em engenharia, tendo como escopo a gestão técnica de uma planta industrial.

Tudo isso porque decidi acreditar, me desafiei, tentei fazer diferente, arrisquei, experimentei e busquei enxergar pela ótica da oportunidade.

Portanto, não se conforme em ser vítima do sistema, busque no Evangelho as respostas para o sucesso e seja um protagonista de sua própria história!

Seja um protagonista e não apenas mais uma vítima

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo