Ser uma mulher de honra

Falar sobre honra não é muito comum nos dias atuais. Não faz parte da nossa cultura ensinar ou colocar em prática esse princípio tão importante. Mesmo em culturas mais conservadoras, com valores morais mais bem fundamentados, onde a honra ainda é tratada com um pouco mais de zelo, ainda assim, é possível perceber que no mundo pós-moderno os valores que outrora eram inegociáveis, se tornaram voláteis.

A honra de acordo com o vocabulário comum se refere a alguém que tem uma conduta virtuosa, admirável, que tem “bom nome” junto à sociedade.  Uma pessoa pode receber honra também quando se destaca ao apresentar qualidades intelectuais, artísticas ou outros dons. Como sempre, devemos buscar orientação na Palavra de Deus já que, algumas vezes, o que é valor para o mundo não tem valor para Deus e vice-versa.

A honra é um princípio inegociável estabelecido nas Escrituras. No livro de Êxodo, mais precisamente no episódio em que Moisés recebe as tábuas dos Dez Mandamentos há uma ordenança para honrar. Mas honrar a quem? Nesse caso honrar pai e mãe: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. (Êxodo 20:12). Ao lermos outros versículos que tratam desse tema é possível perceber o quanto Deus se importa com a honra e quer nos ensinar a vivê-la.

Na carta aos Romanos o apóstolo Paulo ensina Amai-vos dedicadamente uns aos outros com amor fraternal. Preferindo dar honra a outras pessoas, mais do que a si próprios”. (Romanos 12.10). Difícil, não é mesmo? Já que o modelo de relacionamentos estabelecido pelo sistema atual é justamente o de amor próprio, e nos incita a buscarmos os nossos próprios interesses em primeiro lugar.

O fato é que temos muito o que aprender com os exemplos bíblicos e pessoas que honram a Deus e que também O agradaram honrando outras pessoas. Por ocasião do “Dia Internacional da Mulher” gostaria de homenageá-las trazendo alguns exemplos. São mulheres de honra que testemunharam isso com seu modo de viver.

Vejamos o caso da jovem Ester. Uma moça escolhida para ser rainha de um povo que não era o seu. Ao saber que sua própria gente sofria perseguição e ameaça de morte, colocou-se na posição de enfrentar esse enorme desafio buscando a sabedoria de Deus. Depois de sofrer muito, orar e jejuar, Ester conseguiu desmascarar Hamã e seu plano maldoso contra o povo judeu. Dessa maneira ela conquistou livramento e trouxe honra ao seu povo. “Para os judeus foi uma ocasião de felicidade, alegria, júbilo e honra”. (Ester 8.16)

Mais uma vez, podemos aprender com o exemplo da mulher virtuosa de Provérbios 31. É possível afirmar que ela é uma mulher de honra e cheia de tributos. Ela é descrita como alguém que cuida da sua família com zelo, e seu esposo pode confiar nela. Cuida dos filhos com amor e da sua casa com boa vontade. É um desafio enorme ler esse texto. Esse parece um padrão inalcançável. Todavia, podemos tirar daí vários ensinamentos preciosos que nos ajudam a aprimorar-nos enquanto mulheres cristãs que querem viver de maneira honrosa à Deus. É verdade que a quantidade de obrigações impostas a nós mulheres é alta. Às vezes podemos nos sentir desvalorizadas e sem o verdadeiro reconhecimento pela dedicação prestada. Mas, se aprendermos a fazer tudo de maneira a agradar a Deus, os nossos afazeres não nos serão pesados.

Podemos citar muitas outras mulheres de destaque, como Rute, Maria, Débora, etc. As mulheres de honra da Bíblia podem assim ser chamadas porque doaram-se em prol de causas maiores que seus interesses pessoais, abrindo mão da vaidade e da ostentação. Algumas correram até mesmo risco de morte para cumprirem a vontade do Pai.

A honra, na Palavra de Deus é uma ordem, um mandamento, um princípio. Se obedecido irá gerar benção, mas se negligenciado pode nos causar graves danos. Devemos reconhecer que só o Senhor é Deus e que não há outro. Devemos dar-lhe a honra que lhe é devida, fazendo isso com temor e respeito reverente (Malaquias 1.6).  Foi o próprio Deus que ensinou também a respeitarmos as autoridades que ele institui sobre nós.

Devemos aprender com os exemplos bíblicos para não corrermos o risco de confundir a honra instituída pela palavra de Deus com a glória dos homens, que neste tempo, privilegiam àqueles que conseguem obter maiores conquistas financeiras ou reconhecimento por suas capacidades pessoais.

Jesus enquanto cumpria seu ministério terreno buscou em tudo honrar ao Pai, mesmo assim, ele mesmo sofreu desonra no meio do seu próprio povo. Ele mesmo disse que o profeta não tem honra em sua própria casa. Quero usar essa narração para trazer uma reflexão de como anda a questão da honra dentro da nossa própria família. Será que temos honrado uns aos outros? A esposa deve honrar o marido, e esse deve tratá-la com respeito. Por mais que às vezes nos pareça mais fácil honrar os de fora, isso não é correto. Precisamos aprender sobre a honra, corrigir nossa postura e ensiná-la aos nossos filhos.

Como mulheres, não podemos deixar que o princípio da honra fique perdido, precisamos resgatá-lo. Podemos pedir ao Espírito Santo que esta reflexão nos traga o quebrantamento necessário para o arrependimento e a oportunidade da restauração.

Faça diferente. Seja uma mulher de honra!

Feliz dia internacional da mulher!

Pra. Elen Grasiele

Mãe da Gabriela e do Miguel. Pastora desde 2009. Líder do Ministério de Mulheres da Igreja Batista Renascer. Autora do livro “Escolhida para fazer a diferença”. Pedagoga em formação.

Você também vai gostar de ver

guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dulce Naír
Dulce Naír
4 meses atrás

É um texto valioso, que o Senhor lhe continue dando entendimento. Paz seja convosco!

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x