pensamento acelerado
Artigos

Síndrome do pensamento acelerado

Fotografia: Vinícius Prats

“O tempo voa, os dias voam, o ano voa”. Estas afirmações confirmam o quanto os indivíduos estão envolvidos em seus ritmos agitados de trabalho excessivo e no desenvolvimento de ideias rápidas e urgentes. Estamos no mundo globalizado, que traz novidades continuamente de todos os temas e que exige que cada ser esteja antenado com tudo. Nessa sociedade onde tudo é rápido e pronto, alteramos perigosamente o ritmo da construção do nosso pensamento.

Já parou para pensar se você consegue relaxar e ter uma noite de sono tranquila, descansando o seu corpo e a sua mente? Ou você acorda de madrugada pensando em como será seu dia, ou levanta pela manhã se sentindo cansado? A constância dos pensamentos em determinados momentos podem provocar a ansiedade, prejudicando a qualidade de vida, e essa patologia é chamada de SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado).

Por vivermos em uma sociedade de excessos, a mente das pessoas nunca foi tão estressada e agitada. Na nossa sociedade tudo acontece em um ritmo rápido e ansioso. A modernidade alterou o ritmo de construção dos pensamentos e isso gerou sérias consequências para a nossa saúde mental. Nós adoecemos coletivamente. O excesso de informações que recebemos das mídias e no dia-a-dia está dificultando a absorção e interiorização das mesmas, e tudo isso interfere no gerenciamento dos pensamentos.

A tecnologia veio através das redes sociais e da internet, que viciam e fazem as pessoas a buscar informações em um curto espaço de tempo. Uma das caraterísticas da SPA é o grande cansaço físico sem explicação, pois as pessoas não param de pensar e por isso reduzem a energia do córtex cerebral, que é a parte mais evoluída do cérebro, desviando sua função que deveria ser utilizada nos órgãos do corpo.

Especialistas dizem que a Síndrome do Pensamento Acelerado não é uma doença, mas sim um sintoma vinculado a um quadro de transtorno de ansiedade. Podemos dizer que a causa da SPA é o acúmulo de informações e estímulos proporcionados pelo mundo moderno. Grande parte das pessoas de todas as idades atualmente, é acometida pela SPA em diferentes níveis.  As pessoas mais vulneráveis geralmente são aquelas que passam por constante avaliação pelas suas obrigações profissionais, não podendo desligar um minuto sequer, pois caso contrário o trabalho é comprometido. Exemplos disso são os executivos, jornalistas, escritores, publicitários, professores e profissionais da saúde.

O pensamento deve estar sempre em uma velocidade adequada para gerar saúde emocional. No entanto, a intensa atividade profissional, a grande quantidade de informações a que somos expostos diariamente, preocupações sociais, e a pressão de conseguir captar e fazer tudo dito anteriormente, acelera o pensamento. Apesar da pessoa estar cansada, em virtude de sua atividade e cobrança diárias, ela não consegue se desligar dos afazeres e se esquece de suas necessidades físicas, como alimentar-se e dormir bem. Com isso, os principais sintomas aparecem, como irritabilidade, dificuldade de concentração, falta de memória, fadiga, sono alterado, sentimento de insuficiência e dificuldade de sentir prazer na rotina diária, o que afeta a convivência com a família.

Estamos acelerados e há a necessidade de refletirmos as consequências disto em nossa saúde. Manter a ansiedade dentro de padrões normais é necessário para que possamos lidar com as situações novas que se apresentam em nossa vida, porém é primordial que sejamos eletivos nas escolhas, promotores de bem-estar em nós mesmos, desencadeando um olhar interior para identificar a velocidade que determinamos o nosso ritmo de vida. Relaxar, diminuir o ritmo, reservar um tempo para descanso, lazer e ócio também são importantes e fazem com que o corpo possa adaptar-se de maneira íntegra aos processos da vida no século XXI.

Se essas informações estão fazendo sentido para algumas perguntas que você não tinha resposta até agora, a respeito de alguns sintomas na sua vida, a sugestão dos especialistas é mudar o estilo de vida. A psicologia pode te ajudar a desacelerar. O tratamento consiste em cuidar da ansiedade e estresse. Na ansiedade estamos sempre temendo um futuro, sempre nos preocupando e pensando na frente.

A Palavra de Deus diz em Filipenses 4.6 “que não devemos andar ansiosos por coisa alguma”, devemos confiar em Deus sempre, pois Ele é bom, poderoso, amoroso e nunca muda. Praticar atividades físicas e incluir o lazer na rotina também ajuda. Qual foi a ultima vez que você viu o pôr do sol, parou para escutar uma boa música, relaxar e descansar o corpo e a mente? Pense nisso!

Síndrome do pensamento acelerado

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo