Revista Renascer

envelhecimento
Homens de Honra

A dignidade do homem ao envelhecer

A Palavra de Deus nos exorta a valorizar a dignidade do homem e da mulher em seu envelhecer. Somos respeitados e honrados nas Sagradas Escrituras. Um texto bíblico que gosto muito, encontra-se no Salmo 71:18 “Agora, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares ó Deus até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros”

Muito se tem falado sobre o envelhecimento. Em virtude do desenvolvimento da ciência, somos uma população em plena ascensão em nosso país e no mundo.

Deus nos leva a refletir sobre o envelhecimento, e a Bíblia possui um olhar especial para essa etapa da vida. Somos humanos e únicos, e com a nossa vivência, contamos com uma experiência que nos torna pessoas a serem amadas e cuidadas.

Somos seres finitos e com data de validade, por isso devemos entender que o envelhecimento é um processo natural do crescimento do ser humano, que só termina com a morte.

Existem dois momentos em nossa vida que independem da nossa vontade e do nosso tempo: o nascer e o morrer. Entre esses dois eventos devemos aprender a encarar com dignidade, fé e esperança em uma vida, que mesmo sendo finita, se torna infinita na dimensão da eternidade. Viver bem não é simplesmente existir, pois precisamos ter uma melhor qualidade de vida, desenvolvendo as potencialidades inerentes ao nosso ser.

Durante a vida devemos praticar algo que nos levará a ter um envelhecimento saudável, aprendendo sempre a lidar com os nossos medos e perdas pelas quais passamos. Precisamos encarar o envelhecimento como uma dádiva de Deus.

Vamos aprender a construir uma velhice com dignidade e honra, e essa destreza pode começar a ser desenvolvida ainda na juventude. O poeta Fernando Pessoa, em uma quadra do seu poema: “Mar português”, descreve o ato de envelhecer:

“Quando eu quis
Tirar a máscara
Ela estava pregada à cara
Quando enfim tirei e me vi no espelho
Já tinha envelhecido muito”.

A Igreja Batista Renascer tem um espaço especial para acolher a Melhor Idade. Um espaço dedicado a um convívio saudável, dinâmico e alegre. Entendemos que podemos ensinar e conviver com aqueles que estão caminhando para chegar onde chegamos.

Visite o Espaço da Melhor Idade, na sala 7, todos os domingos, às 9:00 na Igreja Batista Renascer – Sede.

A dignidade do homem ao envelhecer

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo