Revista Renascer

disciplina
Palavras Pastorais

A importância da disciplina em nossas vidas

Na primeira edição da Revista Renascer do ano de 2019, quero trazer para os leitores um tema muito importante, que se colocado em prática durante todo o ano, com certeza colherá grandes resultados.

A disciplina é uma das habilidades mais importantes e úteis que todos devem possuir. Ela é essencial em todas as áreas da vida, tanto na pessoal, quanto profissional e ministerial, e, embora a maioria das pessoas reconheça sua importância, poucas se esforçam verdadeiramente para colocá-la em prática.

Ao contrário do que muitos pensam, ter disciplina não significa viver se cobrando ou ter um estilo de vida limitado e restritivo, mas sim ter autocontrole, que é um sinal de força interior e controle de si mesmo. Pessoas que têm disciplina conseguem traçar metas para alcançar os seus objetivos e colocá-los em prática sem se perder no meio do caminho.

Veja o que diz a Palavra de Deus em Josué 1:7

“Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar”.

Em outras palavras, Deus está falando para Josué: preste atenção, observe toda a lei que eu dei para Moisés. Seja linear, não tenha curva, não se desvie do caminho, seja disciplinado.

A disciplina funciona para todas as áreas da nossa vida, seja emocional, espiritual ou material. É fazer, muitas vezes, o que não quer, visando algo que realmente quer. É pagar o preço das pequenas coisas para que se possa comprar algo grande. A disciplina nos leva ao êxito.

Outro significado de disciplina é a repreensão ou castigo. Assim como os pais disciplinam os filhos, Deus disciplina aqueles a quem ama. A disciplina de Deus nos ajuda a reconhecer nossos pecados e a mudar de vida. Deus nos disciplina para nosso próprio bem.

Com base nisso, quero destacar quatro áreas interessantes para se trabalhar a disciplina:

  • Mente – precisamos ter uma mente e um pensamento disciplinado. Se não aprendermos isso, não conseguiremos viver. Infelizmente, muitas vezes, o diabo rouba a nossa mente e leva pra onde quer. Por isso, não podemos permitir que algo sobreponha a nossa mente, para que não nos tornemos escravos. Lembre-se: todo domínio começa na mente.

Não chegaremos longe na vida se não usarmos bem a nossa cabeça. Se a mantivermos ativa, e assumirmos desafios mentais com regularidade, desenvolveremos o tipo de pensamento disciplinado que nos ajudará em tudo que nos propusermos a fazer.

O que domina a mente, vai determinar as atitudes, e consequentemente, a vida. Não temos como impedir que pensamentos ruins venham, mas não podemos aceitar que eles continuem. A nossa mente é o único meio de transformação. Por isso, precisamos protegê-la e guardá-la bem. A guerra é inevitável, os desafios e problemas também, mas precisamos nos preparar, e aprender com os nossos erros.

Roosevelt disse que nada nem ninguém pode mantê-lo caído, a menos que você decida não se levantar mais, ou seja, ninguém pode te fazer escravo daquilo que você não é.

  • Emoções – as pessoas têm duas opções em relação as emoções: dominá-las ou deixar se dominar por elas. Depende de você! “Quando vi, já fiz”; “Quando vi, já bebi.” Se isso acontece, você está sendo dominado. O sucesso tem pouco a ver com rapidez, pois ele está mais ligado ao ritmo e direção. Quando entendemos isso, vamos longe. Talvez você consiga sucesso rápido, mas ele não garante estabilidade.

Se Jesus estivesse aqui hoje e fosse escolher uma nova equipe para trabalhar por três anos e meio, quais seriam as suas respostas para essas perguntas:  você seria aprovado? Você suportaria os ensinos d’Ele? Você suportaria tanta popularidade? Você suportaria a ideia de ter que morrer? Deus não negocia o tempo. Jesus atendia a todos, mas ele sempre tinha o seu momento a sós com Deus, ou seja ele sempre cuidava das suas emoções se conectando com o Pai.

  • Ações – aguçar a mente e controlar as emoções é muito importante, mas essas ações não nos levam além. A ação é o que distingue os vencedores dos perdedores. As ações sempre refletem o grau de disciplina. Elas vão diferenciar o perdedor, do ganhador. O fracassado, do bem-sucedido. Tem gente que não tem ação para nada. Precisamos ter atitude, em tudo. Isso é o que faz diferença na vida. Em várias situações da nossa vida é necessário antecipar as ações, antes que alguém nos mande fazer.

As nossas atitudes revelam o que esperamos da vida. Atitudes medíocres acarretaram em falta de emprego, oportunidades perdidas, casamentos desfeitos, dentre outros malefícios. Lembre-se: tudo que for fazer, faça bem feito!

  • Gerenciamento equilibrado – o exemplo é a única coisa que influencia os outros (AlbertSchweitzer).  Talvez a sua casa esteja ruim, pois não tem exemplo e nem equilíbrio. John Wooden disse: “nunca tente ser melhor do que os outros, mas seja o melhor que você puder”. Se um time pretende atingir seu pleno potencial, cada jogador deve estar disposto a sujeitar seus objetivos pessoais ao bem da equipe. “Nós” somos melhores do que “eu”. Juntos podemos fazer muito mais! Por isso, é importante que você gerencie a sua vida de forma equilibrada em todos os aspectos. Entenda que todo excesso nos faz mal. Seja cuidadoso com sua vida, com as pessoas e com as situações que chegam até você.

Portanto, para se ter disciplina é preciso insistir e persistir no objetivo definido. Em 2019, não recue e não abandone aquilo que decidiu fazer. Para isto, pense bem e planeje o que vai fazer; não faça nada de maneira afoita, atropelada, movido pelo sentimentalismo ou apenas pela emoção. Não. Peça a graça de Deus antes de iniciar a atividade; e prometa a você mesmo não recuar e não desanimar. Cada vez que você começa uma atividade de maneira intempestiva, e logo desiste dela, enfraquece a sua vontade e deixa a indisciplina ganhar espaço em sua vida.

Desejo a você um ano cheio de disciplina!

Deus te abençoe!

A importância da disciplina em nossas vidas

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo