Revista Renascer

comunhão
Capa

À mesa com Jesus

Foto: Paulo Rogê

Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.” (Atos 2. 42-43, 46-47).

Jesus é a nossa primeira referência histórica de sentar-se à mesa com os seus e partilhar de uma mesma refeição. Ele gostava de ficar cercado por amigos, discípulos e pessoas amadas em volta da mesa. Era nesse ambiente de comunhão que Ele transmitia os Seus ensinamentos.

Sobre essa comunhão nos dias atuais, as reflexões que quero trazer são:

  • O que te impede de sentar-se à mesa com os seus em sua casa?
  • A prioridade é servir o seu prato e sentar-se à frente da TV para ver o noticiário?
  • As notificações do seu smartphone são mais importantes do que a sua refeição e as pessoas que estão perto de você?
  • O que tem feito você postergar uma refeição na mesa com os seus?

Certo dia, em uma praça de alimentação lotada de um dos shopping centers da nossa cidade, me peguei a observar muitas famílias que se sentavam a uma “mesa” e pediam seu fast-food, que chegava através de uma senha. Cada um estava com o seu smartphone em mãos, e todos focados em seu mundo virtual. Hoje vemos filhos que preferem jogos nos celulares e tabletes a olhar para o rosto do pai. Mães que preferem deixar as suas unhas impecáveis a correr o risco de estragá-las com o preparo de uma refeição para os seus em sua própria casa.

A minha pergunta é: em qual mesa você tem procurado sentar-se com os seus? Deus te convida a ter um momento na mesa da sua casa com a sua família, seu cônjuge, filhos e amigos. Você sabia que a mesa que Deus projetou para Moisés fazer no tabernáculo tinha exatamente as medidas e características de uma mesa de jantar? Esse projeto de Deus foi feito exatamente porque posteriormente, pessoas se sentariam em volta, partilhariam do mesmo pão e encontrariam a presença redentora de Cristo nela.

A mesa de jantar é o único lugar em que pessoas se sentam a 1 metro de distância, face a face. É o lugar onde temos a maior expressão de comunhão mediante ao Pão da Presença. Mas, quem é o Pão da Presença? Veja o que diz a Bíblia no livro de Lucas, capítulo 22, versículos 19-20:

“E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lhe, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós”.

Nesse texto vemos que Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos. Ao sentar-se à mesa, partilhar do mesmo alimento e dividir o mesmo cálice com as pessoas que estão com você representa a presença do próprio Jesus à sua mesa. O Pão da Presença é Cristo à mesa com você. É na comunhão à mesa que Jesus se encontra com cada um e molda os corações pelo Seu amor, pois na medida em que aceitamos uns aos outros os relacionamentos são consolidados.

Hoje te encorajo a dar um passo de fé ao sentar-se à mesa com a sua família, pois Deus atua pela graça mediante a fé, e isto não vem de nós, é dom de Deus (Efésios 2.8). Não importa quem somos ou que fazemos, mas a sua atitude de gerar essa comunhão derramará graça sobre a sua vida e a sua casa.

Para estar à mesa com os seus, não há obrigatoriedade de preparo do alimentos. Se preferir e houver essa necessidade, o alimento pode ser comprado pronto, mas sempre que isso acontecer, peça a embalagem, vá para casa, tire os pratos do armário e coloque-os à mesa. Planeje o horário que todos estarão em casa, combine esse momento junto com o seu cônjuge e filhos. Prepare a mesa para receber os seus e partilhe da presença de Jesus nela.

Eu tive o privilégio de ter a minha família à mesa. Esse foi um legado deixado pela minha avó materna, vó Ana, que não está mais entre nós, mas que viveu até os seus 93 anos. Ela sempre estava disposta a servir os outros. Tenho memórias de alguém que sempre proporcionava esse momento em família e sentados à mesa. Vivi minha infância e adolescência em uma mesa preparada por ela, que deixou histórias e marcou gerações. Esse princípio foi passado para minha mãe e também para mim, e com certeza será perpetuado para as gerações futuras.

É na mesa que sentimentos são conectados, o caráter é construído e a confiança estabelecida. Meu desejo é que, assim como eu, você também tenha essa experiência na sua casa como os seus. Aproveite cada oportunidade com a sua família, acredite acima de tudo no amor derramado por Aquele que veio, deixou princípios e voltará um dia, porque Cristo vive em nós e Ele te espera à mesa.

Desfrute deste momento!

À mesa com Jesus

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo