Revista Renascer

noiva
Capa

A noiva chamada Igreja

Estamos no mês das noivas! Com certeza o mês de maio tem um motivo especial para comemorar e ser lembrado. Todos nós sabemos o quanto o tempo de preparo para um casamento é intenso e agonizante em alguns momentos. Há uma expectativa e uma grande ansiedade para o que está próximo de acontecer. Os noivos sonham, planejam e projetam para o tão esperado casamento.

Uma noiva remete a lembrança clara de um compromisso, de um casamento próximo e de uma família que será constituída. Deus instituiu a família e a criação do homem através de Adão, que vem acompanhada de sua linda companheira, Eva.

Esse é o momento em que se dá o marco zero na formação da humanidade, que tem o objetivo de multiplicar-se e povoar a terra. Mas, em um mesmo paralelo de objetivos, Deus em sua pré-ciência, também prepara a povoação do Céus!

Jesus, ao passar por esta terra, morrer por nós na cruz e ressuscitar no terceiro dia, institui a igreja em seu diálogo com Pedro. Jesus pede para que Pedro prossiga e pastoreie as Suas ovelhas. Ou seja, vemos nesse texto o pedido do noivo para que cuide de sua noiva: a Igreja:

“Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama? ” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama? ” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas”. (João 21:17).

Neste versículo temos a única menção nos Evangelhos à Noiva. Em todos os demais textos bíblicos, ao citar o noivo, já subentende a existência de uma noiva. Veja:

“A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa”. (João 3:29).

Nos textos bíblicos vemos também que os anjos reafirmaram a volta de Jesus, e descrevem o preparo e o reencontro do Noivo com a noiva, que é a Igreja:

E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Jesus mostra estar comprometido com sua noiva e como tal promete voltar e buscar a sua noiva. (Atos 1:10-11).

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”. (João 14:2-3).

Todo este preparo descrito na Bíblia nos conduz para o casamento e para o encontro do Noivo (Jesus) com a sua noiva (a igreja). No contexto bíblico, vemos a beleza desta noiva sendo retratada: “Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou”. (Apocalipse 19:7). “Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido”. (Apocalipse 21:2).

Quando a Noiva (igreja) finalmente estiver pronta para encontrar o Noivo, Jesus vai voltar para buscar a sua amada. Depois de tantos anos de padecimento, eles finalmente estarão juntos! Todo o Céu se alegrará e celebrará este evento, que deve ser uma tremenda festa de casamento!

Todas as aflições que uma noiva passa para chegar seu tão esperado dia, também a Igreja de Cristo tem passado. Os momentos de angústias, tristezas, aflições e expectativas serão cessados.

Para a vida eterna, a Noiva que se encontra com o Noivo, estará sempre ao seu lado: “O Espírito e a noiva dizem: Vem! E quem ouve, diga: Vem! Se alguém tem sede, venha! E quem quiser, receba de graça a água da vida!” (Apocalipse 22:17).

A igreja estará lá ao lado de Cristo, e com Ele todas as lágrimas da noiva (Igreja) serão enxugadas, e suas tristezas apagadas. Nós estaremos com Cristo, celebrando na eternidade.

E você? Está preparado para esse casamento?

Estaremos com Ele! Maranata! Ora vem Senhor Jesus!

A noiva chamada Igreja

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo