Revista Renascer

meio ambiente
Cidadania em Pauta

Cidadania e Meio Ambiente

A Constituição Federal no Artigo 225 relata: “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Lendo este artigo chego a conclusão de que é impossível separar cidadania de meio ambiente, pois um depende do outro – estão interligados. Como cidadãos e também cristãos devemos nos preocupar com o meio ambiente.

O Estado e as pessoas não podem usar ou usufruir dos recursos naturais da forma que quiser. Inúmeras agressões ambientais que ocorrem hoje, se devem a interesses econômicos para obter lucro na exploração dos recursos naturais, e isso é muito triste.

O papel do cidadão é ser ator ativo neste contexto, lutando por uma sociedade que agrida o menos possível o meio ambiente, pois este é o espaço em que vivemos. Precisamos ter atitudes que contribuam para uma convivência social em que cada um faz a sua parte, independente de classe social. Seja um país de primeiro mundo ou não, todos dependem dos recursos naturais.

Para garantir o direito a vida no futuro, é necessário que cada cidadão faça a sua parte com pequenos gestos, como não jogar lixo na rua, economizar água, etc. O homem é responsável pelo mundo que habita e suas atitudes irão preservar ou não o meio ambiente.

Viver nessa terra e ter consciência da necessidade de preservar os recursos naturais é a única forma de termos harmonia com o meio ambiente, por isso é necessário preservá-lo para os nossos filhos e netos, enfim, para as próximas gerações.

Deus criou a terra e tudo que nela há, somente a Sua propriedade é absoluta, nós somos apenas administradores. Os recursos naturais, bem como os bens materiais pertencem ao Senhor. Fomos nomeados e encarregados para administrar os nossos bens de modo justo, para Deus, para nós mesmos e para o próximo. Sabemos que prestaremos contas a Deus de como cuidamos do meio ambiente. Portanto, é necessário que façamos uma reflexão para onde estamos caminhando com a degradação dos nossos recursos dos quais dependemos tanto para a nossa qualidade de vida e sobrevivência.

Como cidadão e cristão, o meu conselho é que faça a sua parte e ajude a divulgar a ideia de preservar o meio ambiente. O nosso planeta agradece!

Cidadania e Meio Ambiente

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo