honrar a Deus
Homens de Honra

Como honrar a Deus sobre todas as coisas?

Sabemos que o significado da palavra honra está diretamente ligado a um princípio de comportamento do ser humano, que age baseado em valores bondosos, como a honestidade, dignidade, valentia e outras características que são consideradas socialmente virtuosas.

O conceito de honra pode estar relacionado a diversos significados, como por exemplo fazendo associação com o sentimento de orgulho próprio (honra pessoal) ou o comportamento de consideração ou admiração alheia, este, bastante utilizado.

Mas, e quanto ao significado da HONRA no plano espiritual? (Dentro de uma cosmovisão cristã e bíblica?) Será que temos um real conhecimento sobre o assunto?

O Google traduz a palavra honra como: 1) Princípio que leva alguém a ter uma conduta proba, virtuosa, corajosa, e que lhe permite gozar de bom conceito junto a sociedade; 2) Consideração devida a uma pessoa que se distingue por seus dotes intelectuais, artísticos e morais e 3) Gestos ou manifestações que denotam respeito e consideração por alguém que se distingue por sua conduta. Já na Bíblia, a honra é entendida principalmente como a ação de adorar ou cultuar a Deus, criador de tudo e de todos.

Olhando por esse ângulo, todo ser humano, e principalmente os que se dizem cristãos, têm o dever de honrar a Deus. Ele é maravilhoso e fez tudo por nós, ao ponto de nos constranger a agradecer e lhe dar glória continuamente. Ao lermos a Bíblia, encontramos pelo menos seis maneiras de honrar a Deus, em nosso dia-a-dia:

  1. Agradecendo: quando agradecemos, lembramos das coisas boas que recebemos e reconhecemos que vieram de Deus. Agradecer ajuda a lembrar de Deus e a colocar as coisas na perspectiva certa. “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”.(1 Tessalonicenses 5:18)
  2. Perdoando: Deus perdoou todos os nossos pecados! Quando nós perdoamos alguém, mostramos o que Deus faz. O perdão é um grande testemunho. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou”. (Colossenses 3:13)
  3. Sendo generoso: O verdadeiro amor se expressa em ações. Quem é generoso mostra amor às outras pessoas que Deus criou. Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos”.(I João 3:16).
  4. Sendo honesto: Deus ama a verdade e odeia a mentira. Dizer a verdade com amor e viver de forma honesta é agradar a Deus.“Portando, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois somos membros de um mesmo corpo”.(Efésios 5:25).
  5. Escolhendo bem as palavras: as palavras têm poder e devem ser usadas com cuidado. Dizer ou escrever coisas ruins, para machucar outras pessoas, é desonrar a Deus, a quem servimos. É bom pensar antes de falar. “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem”. (Efésios 4:29).
  6. Cuidando da família: Muita gente despreza ou rejeita a sua família. Cuidar da família é reconhecer que Deus criou a família e quer que ela funcione. Honrar os pais é uma forma de honrar a Deus. “Mas, se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a por a sua religião em prática, cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus”. (1 Timóteo 5:4).

Meu desejo é que você homem de honra, possa colocar em prática todos esses princípios de honra a Deus e que possa desfrutar da plenitude e do amor do Senhor em todas as coisas!

“Assim, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”. (1 Coríntios 10:31).

Como honrar a Deus sobre todas as coisas?

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo