Revista Renascer

entrevista de emprego
Artigos

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Ano novo, ciclo novo. Para muitos, oportunidades de um novo emprego. O início do ano é a época ideal para buscar novos desafios. Normalmente nesse período, as pessoas estão com um novo entusiasmo e prontas para mudanças que melhorem a sua vida.

Se você está em um emprego que não está lhe agradando, ou se ainda está em busca de um novo, procure as oportunidades que te ajudarão a chegar onde planeja em sua carreira profissional, pois dessa forma conseguirá mudar os velhos caminhos.

Diante dessa busca, muitas pessoas se questionam: como se destacar em um processo seletivo, na entrevista de emprego? Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar a ter êxito em entrevistas de emprego:

  • A importância de um bom currículo: o currículo é o seu cartão-postal. Coloque nele somente dados pessoais que você achar pertinente. Se tiver dúvidas procure por alguém que tenha entendimento na área para te auxiliar. Ao colocar as experiências profissionais, é interessante destacar apenas as informações relevantes da sua área ou cargo relacionado. Especifique de forma sucinta as atividades realizadas e o tempo que você atuou em determinada área, cargo e empresa.
  • Seja simpático: durante a entrevista você está sendo observado a todo momento! Você pode estar sendo analisado já na recepção, na forma como trata o atendente e as pessoas que ali estão, por isso, sempre cumprimente todas as pessoas. Gentileza e educação nunca é demais.
  • Pesquise sobre a empresa: busque saber em que ramo a empresa trabalha, quanto tempo tem de mercado, se possui filial em outras cidades e as oportunidades que ela oferece.
  • Seja pontual: se você não conhece a região em que será realizado o processo seletivo, se organize para ir mais cedo e busque chegar sempre ao menos de 10 a 15 minutos antes do horário agendado.
  • Saiba seus diferencias competitivos e seja positivo: identifique seus pontos fortes, ou seja, destaque o que você fez na área que trouxe bons resultados, gerando melhor desempenho e desenvolvimento para você e para a empresa. Busque sempre se sentir positivo, e tente sempre encontrar soluções para os problemas. É importante ter em mente que sua atitude e postura irão chamar a atenção do empregador. Se você não estiver sentindo-se positivo, isso irá aparecer na entrevista.
  • Demonstre interesse e tenha segurança na sua fala: no momento em que o recrutador liga para agendar a entrevista, você já pode estar sendo analisado, então demonstre interesse em sua fala e em seus comportamentos, não se esqueça de que o corpo também fala através das nossas atitudes.
  • Saiba seus objetivos e como se comportar diante das perguntas: por qual motivo você deseja trabalhar nessa empresa e/ou área? Tenha clareza do local que você almeja e o que você terá que fazer para alcançar os seus objetivos. Evite ficar paralisado diante de qualquer pergunta ou questionar demais o recrutador. Quando for realizar alguma pergunta, seja estratégico, mostre que você pesquisou sobre a empresa e que tem interesse na vaga concorrida. Não minta ou aumente algo referente a você ou as suas experiências. O recrutador é alguém treinado para perceber esses comportamentos.
  • Aposte em roupas discretas: na hora de escolher o que vestir, procure por algo que combine com a sua área de atuação e que faça você se sentir confortável.
  • Se prepare e seja paciente: mesmo sendo convidado para várias entrevistas de emprego, mudar ou conseguir a aprovação em um processo seletivo pode levar algum tempo. Mas não se desespere! Se você tiver em mente que isso é algo que pode levar um certo tempo, é menos provável que você fique tão ansioso, e mais provável que você persista na busca do que deseja. Busque dormir e se alimentar bem antes do processo seletivo, e não deixe nada para última hora.

Com essas dicas, espero que você comece o ano de 2019 com novas oportunidades e que tenha êxito em tudo aquilo que planeja profissionalmente.

Feliz 2019!

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo