Revista Renascer

Deus continua no controle
Palavras Pastorais

Deus continua no controle de todas as coisas

Estamos no meio do ano e vivemos um tempo de gratidão, mas muitas pessoas ainda continuam na mesma, correndo atrás das coisas e se esquecendo que quem realmente está no controle de tudo e de todos. A Bíblia diz que nos últimos dias os tempos seriam difíceis de suportar, pois as pessoas seriam egoístas, avarentas, rebeldes, orgulhosas e arrogantes. Veja:

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos; sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons; traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus”. (2 Timóteo 3:1-4).

É impressionante como às vezes nos esquecemos de que Deus controla todas as coisas. Quase sempre estamos ansiosos e perdemos o sono por problemas ou sentimentos. Esquecemos que o Senhor criou tudo e a Ele tudo pertence.

O livro de Habacuque, embora com apenas três capítulos, mostra um profeta decepcionado e angustiado com toda a injustiça e idolatria daquela época. Habacuque estava vivendo um momento de grandes iniquidades, quando clamou ao Senhor:

“Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: violência! e não salvarás? Por que razão me mostras a iniquidade, e me fazes ver a opressão? Pois que a destruição e a violência estão diante de mim, havendo também quem suscite a contenda e o litígio. Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o ímpio cerca o justo, e a justiça se manifesta distorcida”. (Habacuque 1:2-4).

A ideia que Habacuque passa nesse texto é a de que parece que Deus perdeu o controle das coisas, e que Ele não tem mais o domínio sobre nada. Naquela ocasião havia muita violência, injustiça e nenhuma mudança acontecia. Assim também acontece nos dias de hoje. Já no meio do ano, vemos pessoas cansadas, com medo, em pânico e sem querer sair do lugar. Muitos ficam calados, se sentem desmotivados e ficam de braços cruzados, pois não veem os resultados acontecerem.

Mas, tenho algo para te falar: Deus ainda está no controle! Nada sai do controle d’Ele. Por mais que achemos que não tem jeito, que não vai ter resultado positivo ou que não terá a tão esperada melhora, o Senhor pode mudar tudo em instantes.

“O Senhor dos Exército jurou: certamente, como planejei, assim acontecerá, e, como pensei, assim será”. (Isaías 14:24).

No entanto, mesmo com o agir de Deus, precisamos nos comprometer a nos levantar do lugar para mudar a situação. Acomodar e reclamar, em nada vai adiantar. Deus pode mudar tudo, mas Ele faz em razão da nossa oração, pois ela a arma mais poderosa nesse mundo injusto que vivemos. Deus continua no controle de tudo e de todos, e essa é a nossa única esperança.

Mas, se não compreendemos o poder absoluto e total de Deus sobre todas as coisas, como poderemos aprender a descansar n’Ele? Se não entendermos a sabedoria do Pai, não conseguiremos entregar as nossas ansiedades, problemas e preocupações, que ocupam tanto o nosso coração. Por isso, quanto mais próximos estivermos dessa compreensão, mais seguros e confiantes viveremos no Senhor. Precisamos crer que para Deus nada é impossível. Veja o que relata o Evangelho de Mateus:

“Jesus olhou para eles e respondeu: para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis”. (Mateus 19:26).

A graça e o amor de Deus são coisas tão extraordinárias que nos constrangem. O Senhor tem absoluta clareza sobre a nossa jornada, e por esse motivo Ele prepara sempre o melhor para nós. O tempo d’Ele nunca falha.

Diante disso, meu desejo é que possamos confiar no Senhor, em Seu poder e sabedoria. Ele nos capacitará para vencermos todas as batalhas em dias difíceis. Vamos nos manter firmes na graça e na vontade de Deus, sempre alertas e vigilantes contra toda a cilada do inimigo. Vamos avançar e entender que nada acontece na força do nosso braço, mas sim na vontade plena do Senhor!

“Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é Teu. Teu, ó Senhor, é o Reino; tu estás acima de tudo”.

(I Coríntios 29:11).

Seja governado pela fé!

Deus abençoe os seus dias!

Deus continua no controle de todas as coisas

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo