Dicas para a leitura bíblica

Milhares de pessoas buscam uma forma ou um método de ler a Bíblia e conseguir realizar o desejo de estudar e interpretar corretamente, livro por livro, de Gênesis a Apocalipse. Ler a Bíblia faz com que você adquira inúmeros benefícios, pois a Palavra de Deus é um manual para as nossas vidas. Lá encontramos tudo o que precisamos para enfrentar as diversas situações de nossas vidas. “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”.  (Mateus 22:29)

Nesta passagem vemos Jesus dando uma advertência às pessoas por não conhecer as Escrituras. Acredito que alguns erros frequentes ainda ocorrem por falta do conhecimento de quem é Deus e de quem a Sua Palavra diz que Ele é. Muitos erros poderiam ser evitados se conhecêssemos de fato o Evangelho. Mas isso poderá mudar quando decidirmos extrair o máximo de Deus das Escrituras.

Há várias formas de conhecermos a Deus: orando, através da comunhão do corpo de Cristo, nas reuniões nos prédios da Igreja IBR ou ouvindo um testemunho de um irmão, por exemplo. Mas, acredito que a principal maneira de conhecê-Lo ainda é através da leitura da Bíblia.

O que devemos fazer?

Estabeleça um horário: a primeira coisa a se fazer é estabelecer um horário para se dedicar a Deus. Neste período você vai fazer as suas orações, agradecimentos, leituras e meditações sobre a Bíblia. Chamamos esse momento de devocional. Comece devagar, separe em seu dia um horário que será totalmente dedicado ao seu devocional. Seja criterioso. Se possível marque no relógio e não abra mão de estar a sós com Deus. Inicie com um período de 20 minutos, e com o passar do tempo, esse tempo irá crescendo naturalmente. É recomendável que seja no mesmo horário todos os dias, assim essa prática tornar-se-á um hábito indispensável para sua vida.

Comece lendo o Novo Testamento: leia primeiro os Evangelhos e prossiga lendo até o livro de Apocalipse. O importante é ler e buscar entendimento. Se não entendeu, volte e leia novamente. É comum ter dificuldades para ler a Palavra de Deus. Para vencer esse obstáculo, antes de iniciar a leitura, ore pedindo a Deus proteção e sabedoria.

Faça anotações: faça anotações das suas dúvidas e procure seu líder ou pastor para orientá-lo. Crie também o hábito de memorizar versículos da leitura que está sendo feita. Isso poderá ser feito ao ler um versículo que lhe chame a atenção. Anote a passagem e a referência (capítulo e versículo), pois isso o ajudará em sua jornada cristã.

Leia bons livros: recomendo a leitura de livros cristãos, pois acredito que Deus disponibiliza conhecimento, revelação e instrução através dos livros de homens e mulheres de Deus cheios do Espírito Santo. Procure por temas que são do seu interesse de conhecimento, ou seja, se você precisar conhecer sobre o Espírito Santo, procure livros que tratem deste assunto. Seja criterioso na escolha do autor do livro e procure se informar sobre o mesmo. Na dúvida, procure o seu pastor para orientá-lo sobre o título e o autor de determinada obra ou assunto.

A obra é do Espírito Santo: com o estudo contínuo da Palavra de Deus, com certeza o Espírito Santo trará luz a sua vida e ao seu modo de viver. Se disponha a ouvi-lo e obedecê-lo.

Então, conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor Jesus. A decisão de estabelecer um momento devocional será muito recompensadora. Busque ser constante em sua leitura Bíblica. Se não conseguir nos primeiros dias, não desista, lute até estabelecer o seu horário para o devocional. Tenho certeza que o Senhor irá te abençoar!

Pr. Eudes Ferreira

http://contato@batistarenascer.com

Bacharel em Teologia, pós-graduado em Psicanálise, pastor e vice-presidente da Igreja Batista Renascer.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x