Revista Renascer

Luciana Nabuth
Entrevistas

Entrevista com a pediatra Dra. Luciana Nabuth

Nesta edição do mês de julho, época de férias escolares da maioria das crianças, a Revista Renascer traz uma entrevista exclusiva e informativa com a pediatra Dra. Luciana G. Nabuth Cintra. Ela é especialista em Pediatria pelo Hospital Materno Infantil – GO, professora de pediatria da PUC-GO, atende no pronto socorro infantil da cidade de Goiânia e é mãe de dois meninos. Nessa entrevista ela esclarece sobre os principais cuidados que os pais precisam ter nessa época do ano, seja em casa ou em viagem. Confira:

  • Quais os principais acidentes envolvendo crianças no período de férias escolares?

Os principais acidentes dessa época do ano são: afogamento, acidentes de carro e acidentes domésticos – dentro de casa, pois os pequenos passam muito tempo em casa e acabam tendo quedas, queimaduras, etc.

  • Quais são os principais cuidados para tentar prevenir acidentes domésticos?

Em casa deve-se evitar que as crianças fiquem sozinhas. É importante que estejam sempre sob a supervisão de um adulto. É essencial também que as crianças não fiquem na cozinha ou mexam com fogão. Cuidado também com brinquedos que contenham peças pequenas, pois os menores podem ingeri-las.

  • Nessa época de férias escolares, quais os principais cuidados que os pais ou responsáveis devem ter com a alimentação das crianças?

Geralmente nas férias costumamos “relaxar” na alimentação dos pequenos e ficamos mais flexíveis. Mas, muito cuidado com o excesso de doces e guloseimas, porque além de não serem saudáveis, podem causar quadros de vômitos e diarreias. O mesmo vale para quem vai viajar. Cuidado com alimentos diferentes, em lugares com a qualidade e higiene duvidosa, que podem causar os mesmos sintomas e comprometer toda a viagem. Não se esqueçam de oferecer água com frequência, pois as crianças brincam e “esquecem” de se hidratar.

  • Em viagens, o que os pais podem ensinar às crianças em caso de se perderem?

Caso as crianças se percam dos seus pais, orientem a permanecerem no mesmo lugar, pois assim os pais podem voltar e achá-los com mais facilidade. Para os maiores, combinem um ponto de encontro e façam memorizar o telefone dos pais para poderem entrar em contato. Orientem a jamais conversar com estranhos, pedir ajuda apenas para os seguranças ou salva-vidas (se for em praia). Em locais muito cheios como parques, use roupas de cores mais chamativas, como amarelo por exemplo, que são de fácil visualização e se possível, coloque pulseiras de identificação com o nome e telefone dos responsáveis.

  • Qual a melhor maneira de comunicar às crianças sobre estes cuidados nas férias?

Sente com seus filhos e na linguagem de cada idade, explique o porquê de cada orientação, bem como as consequências do descumprimento dessas orientações.

  • Sobre o uso de cadeirinhas e assentos de carro adequados para as crianças, é importante destacar a responsabilidade dos pais quanto ao uso correto desse equipamento, evitando assim possíveis fatalidades. Qual a sua recomendação quanto ao uso da cadeirinha em viagens?

É de extrema importância que a criança utilize cadeirinha ou assento de carro, observando a adequação à faixa etária e a altura da criança. Se durante a viagem precisar retirar a criança do assento, o motorista e responsável deve parar o carro e só retomar a viagem após todos estarem nos assentos adequados e com os cintos afivelados. Essa atitude simples pode salvar vidas e evitar que uma grande tragédia aconteça durante as férias.

  • Deixe um recado para os leitores da Revista Renascer:

Curtam ao máximo as férias com seus filhos. Independentemente da idade, crie memórias que fiquem marcadas em suas vidas! Invista em coisas simples, mas que os pais estejam sempre presentes, como um piquenique, passeios em praças, parques públicos e clubes. Faça um bolo e deixe os filhos confeitarem, compre massas de pizzas e deixe cada um rechear a sua com suas preferências, durma toda a família junta em colchões espalhados pela sala, faça cabana de lençóis, passem a noite jogando jogos de tabuleiro em família… enfim, não limite a diversão em suas férias apenas a shopping, cinema ou viagens. Os passeios são ótimos e devem fazer parte das férias, mas não são as únicas opções.

Entrevista com a pediatra Dra. Luciana Nabuth

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo