Há esperança na tragédia

Esperança é um substantivo feminino, que indica o ato de esperar alguma coisa, pode ser também um sinônimo de confiança. Ter esperança é acreditar que alguma coisa muito desejada vai acontecer.

Infelizmente, como pastor, vejo e aconselho várias pessoas que estão desesperadas por algum motivo, seja na área da saúde, com depressão, ansiedade, problemas financeiros e até mesmo familiares.

A atual situação econômica do Brasil, também tem sido motivo de grande preocupação da população, que depende do seu próprio trabalho para garantir o seu sustento. Sejam empregados ou empresários, estão todos preocupados com os rumos que a nossa economia vem tomando nos últimos tempos.

Mas, mesmo com tantos problemas que a nossa humanidade vem enfrentando, posso afirmar: há sim esperança na tragédia!

Afirmo isso com base e convicção na graça e no favor de Deus sobre as nossas vidas. Sem a graça de Deus somos acantonados em becos sem saída e fadados a gritos sem respostas. É por esse motivo, que nós, seres humanos necessitamos da graça Divina! Veja o que diz a Palavra de Deus:

“Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus.” (Salmos 42:11).

Pastor João Queiroz
Pastor João Queiroz

A graça está no cerne da nossa fé, e é ela que nos fortalece nos momentos difíceis. Veja o que o Senhor disse a Paulo em 2 Coríntios 12:9:

“E disse-me: a minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” (2 Coríntios 12:9).

Veja o quanto Deus é sério ao dizer para Paulo que a Sua graça lhe era o suficiente. É interessante observar nas Escrituras que Paulo toma essa Palavra para a sua vida e para o seu ministério de forma genuína, aprendendo com isso a reconhecer as suas fragilidades e as suas fraquezas, admitindo que é nelas que o Senhor age e se manifesta como Deus.

Saiba que não é em nosso talento, inteligência e qualidade que Deus se manifesta de forma soberana e poderosa, pelo contrário, o Senhor se manifesta através de nossas fraquezas e fragilidades. Essa é a verdadeira esperança que podemos ter, mesmo em meio à tragédia!

“O nosso socorro está no nome do Senhor, que fez o céu e a terra.” (Salmos 124:8).

Nas horas de maior desespero é que Deus age em nossas vidas. Eu não sei como está a sua vida, a sua saúde, a sua vida financeira, o que eu sei é que Deus cuida de nós, mesmo em períodos de dificuldades. Deus manda anjos para cuidar de nós. O Senhor não quer que entremos em desespero e colapso, pois Deus é o socorro presente em nossa angústia. Veja a história da menina que foi usada para trazer esperança à Naamã:

E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu SENHOR, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.
E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.”
(2 Reis 5:1-3)

A menina descrita no livro de 2 Reis não tem nome, pois era uma escrava. Além disso, ela era vítima de uma guerra, a qual o exército sírio invadiu Israel e a levou como cativa para o palácio do comandante do exército, Naamã. Então, aquele comandante foi acometido de uma avassaladora lepra, e aquela menina escrava tornou-se mensageira de uma esperança inusitada.

Vendo a lepra em seu corpo, a menina logo lhe disse que se ele procurasse o Seu Senhor, com certeza Ele o curaria da doença. Ela foi aquela que levou uma mensagem de esperança para aquele homem.

Dessa forma, o homem leproso procurou o profeta o qual a menina havia lhe falado, e após seguir as suas orientações, foi curado. Mas, porque isso aconteceu? Por causa da graça de Deus. Mesmo aquele comandante sendo inimigo de Israel, ele foi curado.

Em momentos em que muitos estão em desespero, com depressão, apáticos e sem esperança, precisamos entender que podemos ser essa menina, capaz de levar uma mensagem de fé para as pessoas, ou seja, ser a esperança para aquelas pessoas que estão fadadas ao fracasso, ou que não estão bem. Por isso reafirmo: há sempre esperança na tragédia!

Entenda que quando decidimos ouvir e obedecer a Palavra de Deus, mesmo em tempos de fadiga, isso significa que estamos dispostos a nos humilhar diante d’Ele. O que fez aquele homem ser curado da lepra, foi a capacidade que ele teve de ouvir e obedecer.

Mesmo diante das dificuldades da vida, sabemos que Deus está no controle e pode restaurar a nossa sorte! O Senhor prometeu fazer morada em você, e ele lhe dá vida eterna. Não importa o que aconteça no mundo ao seu redor, Deus pode estar lá por você.

Embora as pessoas não sigam os caminhos de Deus, Ele é capaz de tomar circunstâncias horríveis e fazer com que seu plano aconteça de qualquer forma.

Descanse na promessa de que: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8:28).

Que Deus opere o milagre que você precisa, em nome de Jesus!

Pr. João Queiroz

http://contato@batistarenascer.com

Graduado em Pedagogia e Teologia, pós-graduado em Neuropsicologia e Psicanálise Clínica. Fez curso de Coaching, é pastor presidente da Igreja Batista Renascer.

Você também vai gostar de ver

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x