Revista Renascer

caráter
Homens de Honra

O caráter conta

Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. É um feitio moral, com firmeza e coerência de atitudes.

Uma pessoa conhecida como “sem caráter” ou mau caráter“, geralmente é qualificada como desonesta, pois não apresenta firmeza de princípios ou de moral. Por outro lado, uma pessoa de caráter é alguém com formação moral sólida e incontestável.

As pessoas podem comprometer-se com o caráter, mas não podem comprometer-se com o talento. “O talento pode levá-lo a um lugar onde o seu caráter não conseguirá mantê-lo. O caráter sempre é mais importante do que o talento”.

“O caráter é uma qualidade interna alimentada por fontes externas”. O caráter não tem o poder de criar nem de corrigir a si próprio, pois o melhor caráter precisa constantemente de controle e equilíbrio do poder externo, e por isso é necessário estímulo externo para que não venha a fracassar no desenvolvimento. O caráter se deteriora com o tempo, a menos que seja alimentado por fontes externas, por isso a pureza das fontes externas das quais o caráter se alimenta determina a sua força.

Os livros que você lê e as pessoas que você conhece, por exemplo, são as fontes externas que ajudam a construir ou destruir o seu caráter. É por isso que podemos falar sobre o caráter de uma pessoa apenas observando aqueles com quem ela anda. “As más companhias corrompem o bom caráter”.

A verdadeira qualidade do caráter não precisa de nada para encobri-lo. O que você vê é exatamente o que você terá. O princípio é o seguinte: “Quanto mais barata a mercadoria, mais alto o brilho”. Isso se aplica a móveis e facas, mas também a homens e mulheres. O bom caráter não requer fingimento, fachada, exibicionismo ou brilho, como vemos por exemplo nos dias atuais com a exposição exagerada nas redes sociais, por exemplo. A aparência externa revela o que há no interior, e o interior apenas resplandece.

Existe um fundamento moral, ético e verdadeiro para o bom caráter: a verdade, que é a base incontestável e indestrutível do caráter. Para edificar o bom caráter, deve-se baseá-lo em suas crenças sobre humanidade, Deus, dever e verdade.

As opiniões não se sustentarão como verdade, pois ela deve ser procurada, examinada, aprendida e exercitada para desenvolver o bom caráter. A verdade é a rocha sobre a qual edificamos o bom caráter. Precisamos entender que sem o bom caráter, todas as conquistas têm vida curta.

Por isso homem, o meu conselho é que você reveja o seu caráter. Como ele tem sido mudado pelo exterior e como é visto pelas pessoas? Como cristãos, precisamos estar atentos a isso, sendo sempre o que realmente somos em Cristo Jesus.

O caráter conta

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo