Revista Renascer

intimidação
Palavras Pastorais

O perigo da intimidação

Quero compartilhar com vocês sobre o poder da intimidação. Talvez seja um dos males que não comentamos muito, mas que é um grande problema na vida das pessoas.

A intimidação é a ação e efeito de intimidar. Este verbo refere-se ao ato de causar ou induzir medo em uma pessoa para que esta faça o que aquela quiser.

Podemos encontrar a intimidação em vários ambientes, inclusive no contexto escolar, através do assédio moral ou do bullying. Na escola, certas crianças aproveitam-se da sua força física ou da sua popularidade para provocar pânico e terror. Convém destacar que a intimidação pode ocorrer através de um simples olhar, de palavras ou mesmo da manipulação ou tortura psicológica.

No cotidiano de nossa vida nos deparamos muitas vezes com situações extremamente constrangedoras, malignas e que podem nos trazer grandes prejuízos em todas as áreas de nossa vida. Prejuízos na vida familiar, na área emocional, social, financeira, espiritual, etc. Todo e qualquer tipo de perda ou prejuízo amedronta o homem, fazendo com que ele se intimide e até mesmo recue diante dos seus objetivos, nos seus projetos e nos seus sonhos.

O espírito de intimidação amarra o homem de tal forma que impossibilita o seu crescimento, e o impede de colocar em prática toda a sua potencialidade, naturalidade, espontaneidade e liberdade. O objetivo é fazer com que renunciemos a nossa autoridade, tornando os nossos sonhos e dons inoperantes.

A intimidação tira do homem a paz, a disposição, o ânimo, a alegria de viver e a atenção da família, ficando assim afetado em todos os seus sentidos. O espírito de intimidação deixa o homem vulnerável de tal forma, que se ele não tiver intimidade com Deus, com certeza ele se tornará uma presa fácil das armadilhas do inimigo.

Por isso, a intimidação tenta de todas as formas tirar o seu foco do relacionamento que você tem com Deus, enfraquecendo assim a sua fé.

A raiz deste espírito é o medo. O medo é o condutor de toda ação deste espírito, que faz com que o homem olhe para si mesmo, para sua capacidade física, intelectual, social, financeira e esqueça de olhar para Deus.

Quando você deixa-se tomar pelo medo, corre o risco de não enxergar o amor de Deus por sua vida e em consequência disso, você pode se perder e deixar que o seu amor por Ele esfrie. Mas, a Palavra de Deus nos ensina:

Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa deles, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará”. 
(Deuteronômio 31:6)

Para combater esse poder de intimidação, uma das primeiras coisas a se fazer é não reter o que as pessoas falam para você e sobre você. Muitas pessoas talvez te intimidam através de julgamentos que fazem a seu respeito, sem ao menos te conhecer. Entenda que você não precisa provar nada para ninguém.

A Bíblia nos relata que o diabo anda ao nosso derredor. Ele “filma” tudo que fazemos para usar contra nós, nos intimidando. Por isso, precisamos aprender a viver de acordo com o Espírito Santo, pois somente Ele pode nos revelar com o que estamos lutando e como lutar. O que está por trás do medo e da timidez excessiva, por exemplo, é o espírito de intimidação. Precisamos entender que muitos questionamentos que temos são frutos desse espírito.

No Evangelho de I Samuel, capítulo 17, versículo 11, vemos a história de Davi e do gigante Golias. Por quarenta dias esse gigante desafiava todo o exército para lutar contra ele. Então, certo dia chegou o menino Davi, que viu tudo aquilo e tomou a decisão de enfrentá-lo. Ele passou por toda a intimidação (armamento, tamanho do gigante, etc.) e enfrentou Golias, levando o nome do Senhor por toda nação de Israel.

Davi foi ousado e não aceitou nenhuma intimidação. Ousadia é tudo que precisamos para vencer toda intimidação, medo e timidez. Várias pessoas perderam oportunidades, empregos e coisas extraordinárias por falta de ousadia. Muitas vezes as oportunidades que nos são dadas são perdidas, porque não fazemos da forma como devem ser feitas. Temos que fazer tudo bem feito, independente do que seja.

Portanto, ore para que Deus lhe dê o espírito de ousadia, para que a sua mente não seja escrava de ninguém e que todos os seus sonhos possam se cumprir de forma maravilhosa.

Não aceite que os planos de Deus em sua vida sejam frustrados.

Seja valente! Seja ousado!

Se não conseguir jogar a pedra em alguma estrela, não desista de jogar a pedra, pois pode ser que ela alcance a lua. Não pare, não desanime! O Senhor espera pessoas que continuem firmes, sem murmurar.  Entenda que tudo que te acontece é Deus te preparando para algo que está por vir.

A vida cristã é uma maratona que depende de resistência, e não de velocidade.

Que o Senhor te abençoe e te guarde!

O perigo da intimidação

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo