Revista Renascer

amanhã
RAD

O peso do amanhã

“Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti.
(Salmos 56:3)

A adolescência é uma fase marcada pela formação do caráter. Que curso vou fazer? Que adulto irei me tornar? Com quem irei casar? O que vão pensar de mim? Estes são alguns dos questionamentos frequentes nesta fase que, em alguns casos, desencadeiam muitos problemas psicológicos. Nunca vivemos um século tão triste quanto este. A ansiedade e a depressão tem tomado conta da vida das pessoas, e infelizmente não é diferente entre os adolescentes.

Segundo a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), as condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idade entre 10 e 19 anos.

A Bíblia nos ensina a viver um dia de cada vez (Mateus 6:34), porém, na maioria das vezes, não conseguimos seguir isso e nos preocupamos muito com o que vai acontecer futuramente. Essa preocupação, quando tratada de modo equilibrado, nos faz bem, pois faz com que não nos tornemos adultos desleixados sem planos para o futuro. O problema está em quando pegamos isto e transformamos em algo negativo, que toma conta da nossa mente de forma doentia e maléfica, prejudicando nosso relacionamento interpessoal e com a gente mesmo.

O peso do amanhã tem assombrado muitos adolescentes, que sem ajuda alguma buscam encontrar a solução no uso de drogas, bebidas e até mesmo no suicídio. A Bíblia, em sua grandeza, nos traz um versículo reconfortante: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês.” (1 Pedro 5:7).

Deus tem cuidado de nós! Por mais que achemos que certas situações não têm saída, podemos nos achegar a Ele com orações e súplicas, apresentando nossos pedidos e aflições. (Filipenses 4: 6-7).

Portanto, se achegue a Deus, crie o hábito de lançar toda a sua ansiedade em relação ao futuro à Ele, pois: “Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53:4-5).

Uma técnica muito boa para não ter esse peso sobre o futuro é listar tudo aquilo que você precisa fazer ou que poderia ser. Após listar, você analisa com calma cada item e com isso você pode realizar ou descartar tarefas que não te fazem bem e que não são tão necessárias assim.

Dessa forma, você começa a respeitar o seu tempo e compreender melhor os seus limites, vivendo assim uma vida mais tranquila.

O peso do amanhã

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo