Revista Renascer

chás
Saúde

O uso de chás

Depois da água, os chás são as bebidas mais consumidas em todo o mundo. Com sua origem na China, a popularização do consumo de chás em diferentes culturas ao redor do mundo se deve tanto ao seu sabor e aroma quanto às suas propriedades medicinais, conferidas pela presença de vários compostos bioativos e fitoquímicos – flavonoides, catequinas, polifenóis, entre outros. Para extrair os princípios ativos, várias formas de preparo podem ser empregadas, sendo as mais comuns a infusão e a decocção ou cozimento. Dentre os vários tipos de chá, o tipo mais consumido é feito à base das folhas de uma planta chamada Camellia sinensis, também conhecido como chá verde, chá preto (quando sofre fermentação) ou chá oolong (semi-fermentado).

Existem diversos estudos que relatam benefícios do uso de chás na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como câncer, doenças cardiovasculares, síndrome metabólica e doenças neurodegenerativas. Muitos chás podem ser utilizados ainda para outras finalidades, como redução da pressão arterial, redução da retenção de líquidos através do efeito diurético e até mesmo como terapia auxiliar no emagrecimento. Embora não esteja bem estabelecido na literatura científica a efetividade do uso de chás para o emagrecimento, estes podem ser ótimos aliados nesse processo, sempre associados a uma alimentação saudável e prática de atividade física.

Os chás mais utilizados como terapia auxiliar no emagrecimento são o chá verde, chá de hibisco, chá de cavalinha e chá de gengibre, atuando na saciedade (chá verde), eliminação de líquidos em excesso (chá verde, hibisco e cavalinha) e aumentando ligeiramente o gasto energético por meio da termogênese (gengibre).

Para obter os efeitos desejados, a dose deve ser estabelecida individualmente, considerando as características biológicas, evidências científicas e ainda a presença de algum fator que possa potencializar seus efeitos. Mesmo se tratando de produtos naturais, deve-se ter cautela no consumo indiscriminado de chás, principalmente pela ocorrência de efeitos tóxicos decorrentes de doses excessivas.

O uso de chás

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo