Revista Renascer

atividade física
Bem Estar

Os benefícios da atividade física no mundo atual

Fotografia: Sérgio Henrique

O ser humano foi criado para se movimentar e mesmo assim, há muitas pessoas inertes a atividade física que não percebem a importância de compensar a rotina agitada e cheia de compromissos com alguma atividade física bem orientada. O sedentarismo, combinado como os péssimos hábitos alimentares, tem criado pessoas cada vez mais doentes e incapazes de realizar atividades básicas, como correr e saltar.

A justificativa da maioria das pessoas para essa inatividade é a falta de tempo, mas no fundo sabemos que essa “desculpa” é usada para não assumir a verdade, que é a falta de organização das prioridades. A atividade física moderada é uma das principais formas de prevenção de doenças, atreladas ao envelhecimento. Segundo pesquisas, 85% da sua saúde depende exclusivamente dos hábitos de vida. A atividade física está diretamente associada à prevenção e tratamento de doenças, como: Alzheimer, doenças cardiovasculares, doenças degenerativas, diabetes, hipertensão e obesidade.

Para o controle de peso, além das calorias gastas na atividade física, o aumento de massa muscular eleva também o gasto calórico basal (em repouso), logo, gastando mais calorias, fica mais fácil manter ou diminuir o peso. A atividade física melhora também o perfil do lipidograma, já que consegue baixar as triglicérides, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Diminui também a pressão arterial por até 48 horas pós treino, ajudando no controle da hipertensão.

Além disso, a atividade física estimula uma gama de substâncias químicas cerebrais, neurotransmissores e hormônios, que melhoram o humor, diminuindo o estresse e a depressão, favorecendo a disposição para tarefas diárias, auxiliando no sono restaurador e ainda contribuindo para a socialização com o ambiente, no caso de atividades ao ar livre e em grupo.

Mas afinal, qual exercício é mais indicado para você? Primeiramente busque sair da inércia, a partir disso você deverá incluir exercícios do tipo aeróbio, que geram proteção para o coração, como pedalar, caminhar, etc. Além de exercícios anaeróbios, que protegem a parte muscular, como a musculação. Após aderir uma rotina mínima de exercícios, busque um profissional qualificado para juntos, traçarem caminhos para realizar os seus objetivos, através da sua individualidade biológica.

Você não precisa ser atleta, nem despender horas diárias para colher os frutos da atividade física, basta apenas ter uma rotina e uma boa orientação profissional. Cuide do seu corpo e de sua saúde.

“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santos, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois vós mesmos?” (1 Coríntios 6:19)

Os benefícios da atividade física no mundo atual

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo