metas
Coaching e Você

Planejando metas para 2019

Disse-lhe Jesus: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. (João 14:6).

O texto bíblico de João vem oportunamente nesse momento em que estamos iniciando mais um ano. Dois mil e dezoito ficou para trás e agora 2019 está à porta a bater. Como Jesus que está a nossa porta batendo, na esperança de que cada um de nós possamos não somente abrir, mas também entregar a chave do nosso coração a Ele e segui-lo.

Ei Weder… cadê o “Coaching e Você”? Está parecendo que o artigo de opinião mudou para a palavra pastoral. Não, caro leitor e leitora. Na edição passada eu disse que era necessário mudar de rota e é justamente isso que estou realizando. E apoiado na “fábula da virada de ano” quero mais uma vez contribuir. Ah… você não sabe o que é a expressão acima entre aspas?

Um certo dia li de um mentor meu no coaching, Geronimo Theml, em seu livro Produtividade para quem quer tempo, de que existe uma história de que a cada virada de ano um grande número de pessoas realiza promessas e mais promessas, com o objetivo de fazer diferente no ano que vai nascer. Aliás, você fez as suas? Porém, passa-se um pequeno tempo que varia de pessoa para pessoa, às vezes dez dias, outras um mês, e por fim, o fato é que aquelas promessas vão ficando pelo caminho e vão se esfriando até serem esquecidas. Por isso, chama-se Fábula, uma vez que essa expressão significa, segundo o dicionário da língua portuguesa: “uma narração alegórica, conversa, boatos ou relato”.

Pois bem, quero ter uma conversa concreta com você, e para tanto, estou usando como referência o texto de João 14.6, já que é importante saber para onde se está indo, qual é o estado e local desejado.

O coaching é a metodologia que conduz a pessoa (coachee) para o futuro de forma assertiva, organizada e acelerada. Eu definitivamente acredito que nosso Senhor Jesus Cristo é um ícone no exercício do coaching. Em nenhum lugar nas Escrituras há qualquer relato, expressão ou palavra que mostre e confirme que Jesus não sabia para onde estava indo e muito menos qual era a sua missão. É incrível como Ele tinha total convicção de sua jornada e quais os passos que deveria dar para chegar até o seu destino.

Agora, deve estar ficando mais claro para você a respeito do porquê reavaliei, pensei e consequentemente decidi mudar de rota. O coaching é uma metodologia fantástica, que carrega consigo muita ciência e a aplicação das principais inteligências: QI – quociente intectual; QE – quociente emocional; QS – quociente espiritual. E quando buscamos a sabedoria bíblica dos ensinos de Jesus, fica nítido o quanto podemos aprender em como planejar metas, em específico nessa oportunidade que estamos iniciando no ano de 2019. Veja pelo menos 5 situações que vão te ajudar nessa ação:

  • Defina o seu objetivo, sua meta – Deus, havia defino a missão para o seu filho: realizar um novo conserto, uma nova aliança. Isso era tão claro que todo o antigo testamento narrou a vinda do Messias, mesmo que por anos, autores e culturas diferentes, a Bíblia é Cristocênctrica. Jesus era ciente de sua missão e focado no que seu Pai havia lhe ordenado. Ele não deu um passo sequer fora do caminho para alcançar o seu objetivo. Assim, devemos ser cada um de nós. Uma vez definido o objetivo a ser alcançado, temos que ser perseverantes na obtenção dele, sermos fieis para com os nossos valores e princípios, assim como nosso Senhor foi. Temos que afastar de nós a tal “Fábula da virada de ano”, seguir em frente e sempre evitar a procrastinação.
  • Seja específico – Um grande erro quando estamos definindo um objetivo é torná-lo genérico demais. Por exemplo: emagrecer é uma das promessas mais feitas na virada de ano. Ok, mas não seria melhor dizer: “Quero emagrecer 15 quilos em até três meses, através apenas de dieta de sopa e frequentando a academia cinco vezes por semana, com pelo menos uma hora de treino?

Uma boa dica aqui é submeter o seu objetivo a ferramenta SMART (https://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-a-ferramenta-de-coaching-smart/).

  • Não subestime ou auto estime o seu objetivo – Ignorar suas fraquezas e ameaças, bem como não levar em conta as suas forças e oportunidades pode te levar ao fracasso. Existe inclusive uma ferramenta no coaching e que veio da administração de empresas, que é chamada de SWOT. Ela nos ajuda muito a obter essas respostas. Eu acredito que Jesus, ao desenvolver sua missão, nunca permitiu que essas informações não estivessem claras. Pelo contrário, embora sendo Deus, porém em forma humana, ainda assim Ele fez com que nada escapasse à sua mão e entendimento. Ele sabia quais eram suas ameaças, por exemplo: Mateus 26: 34-35: “Disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que esta noite, antes que o galo cante três vezes me negarás. Respondeu-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo algum te negarei. E o mesmo disseram todos os discípulos”.
  • Cuidado com as expectativas Nunca coloque expectativas demais ou de menos ao definir um objetivo. O ideal é que tenhamos equilíbrio para evitar frustação ou arrependimento. O único que merece todas as nossas expectativas é Deus, pois Ele jamais nos abandonará.
  • Erros do passado não definem o seu futuro Somos seres em contínuo aperfeiçoamento e capazes de nos adaptar as situações. Até mesmo porque o mundo hoje está repleto de informações, vindas da internet em sua maioria, e precisamos transformá-las em conhecimento através da aplicação. Por isso, não importa se novamente está prometendo e/ou buscando esse objetivo. Acredite que você é capaz e veja só o que a Bíblia inclusive diz a respeito. “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” (Romanos 8.37).

Não temas, pois, planejar metas pode não ser tão assustador como parece. Basta focar no que realmente importa e dirigir os seus esforços rumo a obtenção do resultado.

Planejando metas para 2019

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo