Revista Renascer

futuro
Palavras Pastorais

Prepare-se para o futuro

Sabemos bem o que queremos para o nosso futuro, certo? Por isso, estamos sempre preparados para enfrentar todo tipo de situação que vier, não é verdade? Infelizmente, muitas vezes a reposta para essa pergunta não é positiva. Por vezes, entramos em inércia, ou seja, ficamos sem ação diante das necessidades para o nosso futuro, e essa estagnação aos poucos consome as nossas forças, atitudes e em alguns casos nossas vidas. Pare e reflita sobre essa palavra, pois ela pode mudar o seu futuro!

Conforme o tempo vai passando, precisamos tomar grandes decisões que vão afetar diretamente o nosso futuro. Escolhemos uma faculdade, uma especialização, um trabalho, os relacionamentos, a igreja que vamos frequentar, e sem querer, caímos em uma rotina de vida, que nos faz elaborar soluções incertas para o nosso futuro.

Muitas vezes atribuímos o nosso futuro à sorte, mas ela nada significa. Entenda que tudo em nossa vida depende do preparo que cada um tem. O que você almeja se tornar, vai depender do investimento que você faz. Infelizmente aprendemos que fazer “investimento” é errado, pois temos o espírito de miséria impregnado em nossa cultura.

A questão é: qual é a sua meta para o futuro? Onde você quer chegar? O futuro é agora e a instrução, a escolha e o preparo que buscamos em nosso dia-a-dia faz toda a diferença no amanhã. Precisamos nos preparar!

Veja o que o livro de Lucas, capítulo 2, versículo 52 diz sobre a vida de Jesus: “Jesus crescia em sabedoria, em estatura e na graça para com Deus e com os homens”. Esse versículo nos mostra que Jesus crescia em tudo. Aos 12 anos, Ele discutia com os mestres, que ficavam conturbados com seu preparo. Hoje, vemos algumas pessoas crescerem o físico, mas sem nenhum preparo intelectual e emocional.

A maioria dos grandes líderes da Bíblia se formaram, não nasceram prontos. Então, você pode até nascer com algum dom, mas isso não significa que não tenha que se preparar e se capacitar.

Veja o exemplo dos judeus: eles são 1/3 no congresso nacional dos EUA, mesmo possuindo apenas 2% na população americana; os 40 homens mais ricos dos EUA são judeus; 1/3 dos bilionários do mundo são judeus; os que mais contribuem com caridade são judeus; metade das mulheres ricas americanas são judias. Um quarto dos prêmios Nobel foram para judeus; e por fim, eles são os maiores na lei, na medicina, no entretenimento e nos bancos. Por quê? Não é porque eles são mais inteligentes, mas sim porque eles se prepararam. Os judeus são bons em tudo, por causa do seu compromisso, do seu preparo e da sua qualificação.

Dessa forma, quero destacar abaixo algumas coisas que precisamos fazer para nos preparar para o futuro:

  • Ter estratégia: Estratégia é um termo antigo relacionado com a arte de liderar. Trata-se de mais uma definição herdada do militarismo que se integrou perfeitamente a vida das pessoas que planejam o seu futuro de forma adequada. Temos que ser estrategistas, não podemos simplesmente sonhar e fazer. Não há atalhos para realizações e conquistas duradouras. A estratégia é importante em tudo, seja na vida pessoal, profissional, para gerenciamento de empresas e equipes de diversas modalidades, e isso com certeza fará grande diferença no futuro.
  • Comunicação perfeita: A comunicação é uma das principais competências necessárias a todo ser humano, principalmente no mundo em que vivemos, numa época de constantes mudanças. Cada vez mais, as pessoas estão tendo maior consciência disso e estão buscando aperfeiçoar as suas habilidades de comunicação, seja para obter uma interlocução mais positiva em seu trabalho ou mesmo para aprimorar a interação em seu dia-a-dia com diferentes situações.
  • Visão ampliada: Ampliar é tornar amplo, tornar algo com grandes dimensões, extenso, espaçoso, vasto e sem restrições. Ampliar a visão é um sinal de conquista. A Bíblia nos diz que os pensamentos de Deus são mais altos do que os nossos, por isso precisamos ampliar a nossa mente para receber maiores conquistas. Quando Walt Disney teve a ideia do parque Disney, ele avistou o terreno, contratou um engenheiro e pagou para que fosse feito tudo aquilo que ele planejou. Uma semana antes da inauguração do parque, ele morreu. Na inauguração, o mestre de cerimônia chamou a Sra. Disney e falou o quão lamentável era o Sr. Disney não poder ver tudo aquilo. Ela respondeu que ele estava enganado, pois o Sr. Walt Disney viu tudo aquilo antes de todos. Uma questão de visão.
  • Capacidade para gerar e manter relacionamentos: Diversos estudos científicos comprovaram que se você aprender a lidar com outras pessoas, você terá 85% do caminho para o sucesso para qualquer negócio, e cerca de 95% para a felicidade pessoal. Portanto, cuide de seus relacionamentos!
  • Prepare-se para correr riscos: Gente medrosa não corre riscos e nunca vai para lugar nenhum. Por isso, esteja preparado para os riscos que a vida lhe oferece, de forma equilibrada e consciente.
  • Trabalhe o caráter: O caráter é a mais importante de todas as virtudes, mas que requer coragem, honestidade e lealdade de si mesmo. Somente assim poderemos dormir com a consciência tranquila, sempre fazendo o correto em cada momento e não o conveniente, não o que os outros consideram ou desejam.  Uma vida íntegra exerce uma influência profética, mesmo sobre o sínico. Agostinho diz: “testemunho não é algo que fazemos, é algo que somos”. Thomas Brooks, por sua vez, chegou à conclusão de que “conhecemos metais pelo som que produzem, e conhecemos homens por aquilo que eles falam”. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro”. 

(Jeremias 29:11)

Espero que com essa reflexão você saia da inércia e tenha o seu futuro transformado!

Deus abençoe a sua vida.

Prepare-se para o futuro

Mais vistos

Fale com os editores:
E-mail: editora@batistarenscer.com


Editado e publicado no Brasil por:
Renascer – Livraria e Editora Ltda.
Telefone: (62) 3202- 4968

2016 - Desenvolvido pelo Depto. de Marketing da Igreja Batista Renascer.

Topo